Já trabalhei como programador, acredite é muito gratificante ver o resultado de sistemas e aplicativos funcionando, o grande problema é quando algo ocorre e não conseguimos detectar pois ao testar, os passos seguidos estão tão alinhados que dificilmente um erro aparece.

Geralmente é por isso que neste segmento, seja para softwares ou jogos, o desenvolvimento tem uma demanda de usuários Alpha e Beta, para garantir que todo e qualquer problema seja identificado e solucionado antes do sistema ou jogo ser distribuído para o usuário final.

Foi exatamente isso que ocorreu, mas não foi um usuário Alpha ou Beta que identificou a falha, como um jogo online, alguns presumem que o GTA Online descarregaria pelo menos parte da carga de trabalho para servidores remotos. Mesmo que ainda precisasse fazer algum tipo de interação do lado do jogador, PCs gamers poderosos deveriam dar um jeito nisso, só que infelizmente, a experiência da versão online de Grand Theft Auto foi exatamente o oposto, mas, felizmente, a correção foi relativamente simples.

Você não tem ideia quantas vezes durante uma vida de programador escutamos isso, "a correção deve ser relativamente simples", até é, mas a demanda até descobrir o problema está longe de ser simples. No caso do jogo, o programador de nome t0st descobriu o que estava fazendo o GTA Online ter um tempo de carregamento tão demorado, mesmo em plataformas robustas.

Aparentemente, o jogo estava utilizando apenas um único thread de execução na CPU, algo que passou desapercebido, afinal como temos atualmente processadores com vários núcleos e threads, então porque não utilizar mais de um núcleo para tal operação?! Esse aparentemente foi o único gargalo que fez com que o jogo carregasse lentamente, mesmo que o resto do jogo tivesse o desempenho esperado.

A boa notícia é que o desenvolvedor de GTA Online, Rockstar, confirmou que realmente era esse o caso e que uma solução estaria chegando para resolver isso. Embora possa ser uma simplificação exagerada da quantidade de trabalho necessária para implementar a correção e garantir que ela não tenha efeitos colaterais adversos, pelo menos agora dá aos jogadores a esperança de que não levará meses para resolver esse problema.

E, para a sorte do usuário t0st que identificou o problema, a Rockstar confirmou que uma recompensa no valor de US$10.000 será paga ao programador, um prêmio que normalmente é reservado apenas para bugs de segurança ou privacidade.