Depois de muita espera, e até certa dúvida por parte de alguns, a Microsoft finalmente oficializou a compra da ZeniMax Media. O negócio foi efetivado na terça-feira (9) e agora a Microsoft passa a ter controle sobre tudo que era comandado pela ZeniMax, incluindo a gigante Bethesda Softworks.

Sem enrolar, agradando diversos de seus jogadores, a Microsoft já aproveitou o anúncio para revelar que alguns dos próximos jogos desenvolvidos pela Bethesda terão exclusividade no PC e nos consoles Xbox.

Phil Spencer fala sobre aquisição

Comemorando a aquisição, Phil Spencer, o chefão do lado verde da força, afirmou estar honrado em dar as boas vindas aos estúdios que agora estão sob o comando da Microsoft. Spencer fez questão de citar todos os oito estúdios e não poupou elogios, além de mostrar-se animado com o que virá pela frente.

"É uma honra dar boas-vindas a oito estúdios incrivelmente talentosos — Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios — e às suas paixões pelas comunidades globais da família Xbox. Agora que tudo é oficial, podemos começar a trabalhar para entregarmos grandes jogos a todos."

Phil Spencer ainda afirmou "que os consoles Xbox, os PCs e o Game Pass serão o melhor lugar para experimentar os novos jogos Bethesda", porém não confirmou exclusividade para todos os próximos jogos da desenvolvedora. Spencer chegou a citar que "alguns títulos serão exclusivos", mas deixou claro que a Bethesda continuará trabalhando da forma que sempre fez.

"Os gamers precisam saber que os consoles Xbox, os PCs e o Game Pass serão o melhor lugar para experimentar os novos jogos Bethesda, incluindo alguns títulos que, no futuro, serão exclusivos para jogadores de Xbox e PC. Como compartilharmos anteriormente, é de vital importância que eles continuem criando games do jeito que sempre fizeram."

Já é confirmado que os jogos Deathloop e GhostWire: Tokyo cumprirão a exclusividade temporária no PlayStation que foi garantida antes do negócio envolvendo a Microsoft, porém futuros lançamentos poderão chegar apenas ao PC e consoles Xbox.