Futebol é uma paixão mundial. O esporte move multidões, encanta fãs apaixonados, proporciona momentos emocionantes e é algo muito presente e importante na vida de quem o acompanha fielmente. Nos videogames, as coisas não são muito diferentes, pois os jogos de futebol costumam aparecer no topo das vendas a cada ano, apresentando números impressionantes de jogadores e, é claro, oferecendo também boas competições no cenário de eSports.

Como um apaixonado por futebol, a minha relação com o esporte começou muito cedo nos videogames. Devo ter jogado um título do gênero em todos os consoles que tive que contavam com um jogo assim a sua disposição. Passei por Winning Eleven, PES, FIFA e até mesmo, o não oficial, bomba patch - famosa modificação de PES - ... afinal, quem nunca jogou um bomba patch?

Os jogos de futebol tem grande espaço na indústria e certamente isso continuará por um bom tempo. PES e FIFA disputam pelo trono enquanto nenhum outro título surge como novo concorrente, assim o confronto se mantém anualmente entre Konami e EA Sports. Mas afinal, quem levou vantagem na última década? Neste artigo, nós falaremos sobre os melhores jogos de futebol na década que se iniciou em 2011 e acabou no ano passado.

OS MELHORES JOGOS DE FUTEBOL DA ÚLTIMA DÉCADA

A lista não mostrará necessariamente um título de cada ano, mas citará os melhores jogos que saíram entre 2011 e 2020. Vale lembrar que listas como esta podem variar de acordo com diferentes opiniões pessoais, então não se esqueça de comentar quais são os seus favoritos!

FIFA 13

FIFA 13 é obra de arte da EA
FIFA 13 é obra de arte da EA

Ainda que a lista não siga uma ordem específica do melhor ao pior, FIFA 13 aparece em primeiro por ser o grande jogo de futebol da última década. O título é a obra de arte da EA Sports, um jogo que entrega a experiência de futebol mais satisfatória da sétima geração de consoles.

Se a franquia da EA já estava consolidada e aparecia no topo das vendas, FIFA 13 chegou para colocá-la em um patamar muito acima da concorrência. O jogo é, sem dúvidas, o ápice de FIFA e pode ser considerado um dos grandes títulos de futebol de toda a história, sendo inclusive possível afirmar que é o melhor de todos os tempos. Com melhorias na jogabilidade, o que já era bom na edição anterior ficou ainda melhor, contando com um domínio muito mais real, além de física e tempo de bola impressionantes.

FIFA 13 trouxe muitas novidades e melhorias, como aperfeiçoamentos no Ultimate Team, novos exercícios extremamente divertidos antes das partidas e o sistema de atualização de elencos online que acompanhava as escalações reais. Utilizado até hoje, o sistema era uma novidade muito interessante que chamava a atenção quando você percebia as escalações mudando após cada rodada dos campeonatos no mundo inteiro, acompanhando aquilo que era visto nos gramados reais.

FIFA 13 é, realmente, o melhor conteúdo que a EA Sports já entregou. O resultado foi tão impressionante que nem mesmo a desenvolvedora conseguiu repeti-lo, fazendo com que o jogo mantenha-se até hoje como o melhor FIFA já lançado.

FIFA 14

FIFA 14 não chegou ao nível de seu antecessor, mas foi um título que manteve a EA Sports no topo
FIFA 14 não chegou ao nível de seu antecessor, mas foi um título que manteve a EA Sports no topo

Seguindo um caminho parecido com o que foi visto em FIFA 13, FIFA 14 manteve a franquia da EA Sports no topo. Apesar de não conseguir alcançar a qualidade de seu antecessor, o jogo também agradou a muitos jogadores e entregou um conteúdo agradável. Uma das principais melhorias do FIFA 14 foi a mudança na inteligência artificial. Este talvez seja o único quesito em que o jogo é superior ao título do ano anterior.

FIFA 14 não superou o 13, mas chegando também para os consoles da oitava geração, o jogo foi bom o suficiente para garantir que a superioridade da EA continuasse nos novos consoles. A concorrência foi derrotada novamente de forma impiedosa. A Konami nesta altura já estava perdendo de goleada.

FIFA 12

Antes do apíce da franquia, FIFA 12 foi muito importanta para que a EA assumisse a liderança absoluta, principalmente no Brasil
Antes do ápice da franquia, FIFA 12 foi muito importante para que a EA assumisse a liderança absoluta, principalmente no Brasil

Com um novo sistema de colisão e a adição das temporadas online, FIFA 12 foi um grande passo para a EA Sports aqui no Brasil. Enquanto no mundo FIFA já contava com a preferência de muitos jogadores, no Brasil os fãs ainda indicavam certo domínio de PES. Porém, o que parecia questão de tempo começou a tornar-se realidade nesta edição do jogo da EA.

Foi também no FIFA 12 que o Ultimate Team começou sua caminhada para tornar-se o principal modo do jogo. O modo que antes era um conteúdo adicional pago, na versão de 2012 - lançada no final de 2011, seguindo o padrão de todos os jogos de futebol - o UT passou a ser gratuito.

As temporadas online, que chegaram em um modo chamado Head to Head Seasons, trouxeram mais competitividade ao jogo. Hoje em dia, sem o nome antigo, as temporadas continuam presentes na franquia.

PES 2011

PES 2011 deu esperanças aos fãs da franquia da Konami, proporcionando um bom começo da década.
PES 2011 deu esperanças aos fãs da franquia da Konami, proporcionando um bom começo da década.

A década começou bem para os fãs de Pro Evolution Soccer, com um bom jogo sendo oferecido pela Konami. PES 2011 chegou em um momento no qual a EA já mostrava ser a favorita da maioria dos jogadores e começava a assumir o trono dos jogos de futebol. Neste cenário, a edição de 2011 do PES tinha a missão de colocar a Konami no jogo, "encostar no líder" e botar fogo na competição.

PES encontrava-se sem identidade. Cada título parecia seguir um caminho completamente diferente, enquanto FIFA se firmava como um excelente simulador. PES 2011 também foi um jogo que apresentou muitas mudanças, porém as fez da melhor forma possível. Com mais precisão e controle nos passes, cruzamentos e chutes, o jogo da Konami entregou uma série de mudanças perceptíveis na jogabilidade e agradou a muitos jogadores. Talvez não tenha sido o suficiente para bater a concorrência naquele ano, mas PES 2011 certamente foi um título de qualidade que tornou a disputa entre Konami e EA Sports mais interessante. Porém, após isto a franquia começou a "despencar na tabela" enquanto via FIFA disparar na liderança.

PES 2016

.
PES 2016 foi o que a franquia ofereceu de melhor na oitava geração de consoles

PES 2016 trouxe o que pode ser considerado uma agradável surpresa aos jogadores. Se o jogo da Konami estava atravessando por um longo período um tanto decepcionante enquanto via o rival ter uma grande superioridade, a edição de 2016 chegou para recuperar a honra da franquia.

Sendo o melhor Pro Evolution Soccer da oitava geração de consoles, PES 2016 teve melhorias significativas na sua jogabilidade. Os dribles tornaram-se uma arma muito útil, sendo realmente eficazes se utilizados da maneira certa. Além disso, o jogo entregou uma experiência muito mais livre e leve, oferecendo mais satisfação aos jogadores durante suas partidas.

PES 2016 não foi o suficiente para que a franquia recuperasse o trono que foi seu durante a sexta geração de consoles, mas mostrou-se um bom oponente para seu rival.

FIFA 11

Mesmo sem características que tornaram-se destaques da franquia, FIFA 11 teve muita qualidade
Mesmo sem características que tornaram-se destaques da franquia, FIFA 11 teve muita qualidade

Antes mesmo da popularidade do Ultimate Team, das temporadas online e de diversas outras qualidades e melhorias que foram apresentadas pelos títulos que lhe sucederam, FIFA 11 ofereceu uma boa experiência aos fãs de futebol.

Se Pro Evolution Soccer começou bem a década, a franquia da EA Sports também o fez e ainda encaminhou a superioridade que seria elevada nos anos seguintes. FIFA 11 é interessante por ser um título que entregou muito qualidade mesmo sendo um conteúdo lançado antes que as principais características e melhorias da franquia fossem lançadas, o que deixa evidente que a EA Sports realmente foi capaz de fazer com que os jogadores testemunhassem a era dourada a franquia, com edições anuais que sempre mantinham grande qualidade, com muitas elevando isto para um nível ainda maior.

Domínio de FIFA

Como a nossa lista indica, FIFA teve grande domínio na última década. PES dominou a era do PlayStation 2 e certamente superou a concorrência, porém o jogo mudou e a liderança foi conquistada pela franquia anual da EA Sports. A sétima geração de consoles foi o palco de uma soberania absoluta de FIFA.