O ambicioso jogo tinha como objetivo rivalizar com o Pokémon Go e cobrir o mundo em blocos virtuais para os jogadores se encontrarem e jogarem juntos.

"O Minecraft Earth foi projetado em torno do movimento livre e do jogo colaborativo, duas coisas que se tornaram quase impossíveis na atual situação global", diz a equipe do Minecraft. "Como resultado, tomamos a difícil decisão de realocar nossos recursos para outras áreas que fornecem valor para a comunidade do Minecraft e encerrar o suporte para o Minecraft Earth em junho de 2021."

A compilação final do jogo está sendo lançada hoje, o que reduz a quantidade de tempo que leva para fazer o jogo e o custo de certos materiais. Ele foi projetado para permitir que os jogadores criem e construam com mais facilidade e segurança em casa nos próximos meses, antes que o jogo seja encerrado em 30 de junho. Os jogadores não poderão mais baixar ou jogar o Minecraft Earth depois de 30 de junho, e a Microsoft está excluindo os dados dos jogadores em 1º de julho.

O Minecraft Earth teve como objetivo cobrir o mundo em blocos virtuais.
O Minecraft Earth teve como objetivo cobrir o mundo em blocos virtuais.

A Microsoft revelou o Minecraft Earth pela primeira vez em maio de 2019. A ideia era recriar a experiência de jogar Minecraft no mundo real por meio de realidade aumentada e permitir que os jogadores construíssem edifícios virtuais com materiais. O jogo se concentrava nas interações sociais com outras pessoas e era parte de um esforço maior da Microsoft para aproveitar a ajuda das equipes de servidores de nuvem HoloLens e Azure.

Antes do lançamento do jogo, a Apple até convidou a Microsoft ao palco em sua Worldwide Developers Conference (WWDC) para demonstrar o novo título. Os jogadores agora não poderão mais comprar itens no Minecraft Earth e todos os saldos de rubi pagos serão convertidos em Minecoins que você pode usar para comprar skins, mapas e minijogos no Minecraft Marketplace.

"Somos eternamente gratos pelo incrível talento da comunidade do Minecraft", diz a equipe do Minecraft. "Esta não foi uma decisão fácil, e estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que você obtenha o máximo do Minecraft Earth antes do pôr do sol."