Monster Hunter World está recebendo diversas análises negativas por conta de uma piada considerada racista no recente filme da franquia. A versão de Steam do jogo ultrapassou as duas mil reviews negativas apenas neste final de semana.

O jogo que recentemente recebeu um crossover com o filme, trazendo a estrela Milla Jovovich e sua personagem Tenente Artemis, agora está sendo alvos de críticas causadas justamente pela produção cinematográfica.

A polêmica do filme

Em sua estreia na China, o filme de Monster Hunter chamou a atenção por um motivo inapropriado. Ao invés de destacar-se por qualidade e características positivas, o longa decepcionou boa parte do público ao apresentar uma piada considerada racista contra os chineses.

A cena polêmica é protagonizada pelo personagem de Jin Au-Yeung, em um momento onde o ator diz "olhe os meus joelhos" antes de ouvir a resposta de outro personagem que pergunta "que joelhos são esses?". Jin completa a brincadeira na língua inglesa com "chi-nese" fazendo piada com a sonoridade da palavra "knees" que significa joelhos.

O grande problema é que boa parte do público fez ligação da brincadeira com uma canção utilizada por povos de língua inglesa utilizada para humilhar crianças asiáticas. "Chinese, Japanese, dirty knees - look at these?" diz a música em questão, que em uma tradução adaptada seria algo como "Chines, Japonês, olha o joelho sujo de vocês". A humilhação liga os asiáticos ao estereótipo de impuros. A canção normalmente era cantada enquanto os causadores do bullyng apertavam os olhos imitando asiáticos em gesto de desprezo.

Dirigido por Paul W. S. Anderson e estrelado por Milla Jovovich, o filme foi retirado dos cinemas chineses após a polêmica.