Já faz um bom tempo que a Microsoft vem investindo na propaganda de que o seu console de próxima geração, o Xbox Series X, possui muito poder. Houve vídeos mostrando o videogame internamente, falas de que é o "console mais poderoso do mundo" e até mesmo rumores de que a empresa estava esperando por uma tecnologia especifica da AMD para tirar uma vantagem desconhecida comparado ao PS5. Entretanto, embora o Xbox Series X pareça muito poderoso em sua ficha técnica, na prática, os testes de alguns jogos mostraram o PlayStation 5 superando o console da Microsoft.

A equipe do Digital Foundry chegou a realizar diversos testes de jogos tanto no PS5 quanto no Xbox Series X e os comparou lado a lado. O resultado das análises foi inesperado, ocorrendo casos como, por exemplo, taxas de quadros por segundo maiores no PS5 rodando Devil May Cry 5 dando diferenças de mais de 40FPS em algumas cenas. Richard Leadbetter, editor do site responsável pela avaliação disse:

"As quedas parecem realmente estranhas para mim, e meio que me sugere algum tipo de limitação da API no Xbox, onde a GPU está sendo travada por algo."

Em outro teste, o novo jogo AAA da Ubisft, Assassin's Creed Valhalla, novamente tornou a mostrar que o Xbox Series X está passando dificuldades para rodar alguns games. Nos vídeos do Digital Foundry é possível conferir muitos cortes de tela e quedas de frames, ficando abaixo de 60FPS no Xbox Series X, enquanto no PS5 tudo pareceu funcionar de forma mais fluida.

Dirt 5 foi outro título que o Xbox Series X também ficou atrás. O PlayStation 5 conseguiu uma filtragem de textura melhor e uma resolução de imagem um pouco superior. Ao selecionar no jogo o modo de desempenho, para chegar aos 120FPS, o PS5 demonstrou um nível de desempenho muito maior que no console da Microsoft. Porém, ao trocar para o modo de qualidade, os frames por segundo caem com mais frequência que no Xbox Series X. O estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo já reconheceu o erro e se comprometeu a corrigi-lo no próximo patch.

Outro jogo que mostrou diferenças de performance entre os consoles de próxima geração foi Call of Duty: Black Ops Cold War, onde o Xbox Series X mostrou um desempenho superior com ray-tracing ativado, porém o console perde no quesito de frames por segundo, ficando abaixo dos 120FPS. O PS5 chegou a cair para 40FPS em alguns casos com ray tracing ativado e nestas cenas o Xbox Series X manteve os 60FPS.

Algo que colaborou para que houvesse essa discrepância de desempenho nos jogos mesmo com o poder do Xbox Series X foi a demora para a Microsoft permitir que os desenvolvedores enviassem seus jogos para certificação no console em junho de 2020, após receberem uma atualização do seu kit de desenvolvimento. Deste período em diante, os estúdios ficaram com um cronograma apertado para realizar os ajustes necessários, enquanto o kit de desenvolvimento do PS5 já estava nas mãos dos desenvolvedores há muito mais tempo.

Microsoft esclarece questões de desempenho dos jogos no Xbox Series X

O site The Verge entrou em contato com a Microsoft perguntando sobre estes casos de desempenho inferior a concorrência em alguns títulos, e um porta-voz da empresa disse:

"Estamos cientes dos problemas de desempenho em um punhado de títulos otimizados no Xbox Series X | S e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal. À medida que iniciamos uma nova geração de console, nossos parceiros estão apenas arranhando a superfície do que os consoles de próxima geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como tirar o máximo proveito de nossa nova plataforma. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com desenvolvedores para explorar ainda mais a capacidade do Xbox Series X | S no futuro."

O que você acha desta falta de suporte inicial que está havendo por parte dos desenvolvedores de jogos devido aos atrasos nas ações da Microsoft? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!