Apesar do PlayStation VR não aparecer muito no mercado, ele sempre anda ganhando títulos para os usuários desfrutarem em seu PS4. A Sony acredita no produto e pretende lançar um novo VR para o PlayStation 5, porém, enquanto isso não acontece, a empresa está focando na compatibilidade do PSVR atual com o PS5.

A Sony ainda está trabalhando no projeto para aprimorar os headsets VR/RA. Recentemente um pedido de patente foi localizado pelo site LetsGoDigital, onde é possível notar o esforço da empresa para fazer um dispositivo que permita que o usuário utilize fones de ouvido confortavelmente.

Patente de headset VR/AR. Fonte: LetsGoDigital
Patente de headset VR/AR. Fonte: LetsGoDigital

Uma das possíveis abordagens é a utilização de sensores de pressão ou medidores de tenção, uma câmera e o reconhecimento de imagem. Uma possibilidade mais simples, mas funcional que esta patente permite é desligar o fone de ouvido (caso seja sem fio Bluetooth) quando não estiver utilizando. Além disto, pode haver sensores para informar se o fone de ouvido está sendo utilizado corretamente e se o ajuste está adequado, para obter assim uma experiência de som boa e conforto.

Patente de headset VR/AR. Fonte: LetsGoDigital
Patente de headset VR/AR. Fonte: LetsGoDigital

O fone descrito na patente contará com feedback tátil e LEDs. O motivo disto provavelmente é para fazer par com o controle do PS5, o DualSense.

Note nas imagens das patentes que os dispositivos são semelhantes a óculos. Em 2019, a Sony chegou a revelar uma tela holográfica chamada SED-100A, capaz de sobrepor imagens no mundo real e foi desenvolvida para ser utilizada no meio profissional.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!