Com dezembro cada vez mais próximo, a ansiedade dos fãs de Cyberpunk 2077 ganha níveis cada vez mais altos, sendo assim os jogadores passam a pensar a respeito das possibilidades encontradas no jogo, imaginando qual será a melhor forma de explorar este universo.

Boa parte dos jogadores ainda está indecisa a respeito do caminho de vida, uma vez que essa escolha influenciará diretamente no jogo e na jornada do personagem principal. Com características completamente diferentes, os três caminhos, também chamados de lifepaths, já se mostraram únicos e tem causado dúvidas nas mentes dos fãs. Por este motivo vamos detalhar as características de cada caminho, as maneiras como eles influenciam no início de jogo e vamos falar sobre as classes, para lhe ajudar na hora da decisão.

Seu V, sua história


Primeiramente, você deve saber que as escolhas no início do jogo serão muitas. Tais escolhas influenciarão em seu personagem, criando um background e impedindo que você jogue com apenas uma figura genérica. Origem étnica, estilo, antecedentes familiares e acontecimentos importantes ao longo da vida são algumas das opções que você terá de definir. Seu V terá uma história própria, um passado e basicamente uma personalidade definida por você. Lembre-se que até mesmo sua aparência influenciará na interação com outros personagens.

Os caminhos de vida


O caminho de vida influenciará diretamente o seu início de jogo, inclusive colocando-o dentro ou aos arredores de Night City na missão inicial, dependendo de sua escolha. Além das diferenças visuais e no estilo de vida, os caminhos oferecerão abordagens completamente opostas na trama, com diálogos, missões e oportunidades diferentes ao longo de sua jornada. Existem mudanças drásticas, que podem ser consideradas cruciais para muitos jogadores, levando em conta que seu caminho definirá se seu personagem começará de baixo ou se já será um membro do alto escalão das grandes corporações, com acesso ao luxo e conhecendo a face mais glamourosa e poderosa de Night City. Por tanto, lembre-se de escolher com cautela e observar muito bem as características e benefícios de cada caminho.

V no caminho de vida Nômade
V no caminho de vida Nômade

Nômade


Após a grande crise econômica e com o avanço das grandes corporações, diversas pessoas, incluindo famílias inteiras, viram no estilo de vida nômade a melhor forma de seguir em frente. Estas pessoas vagam por diferentes territórios, principalmente nas badlands, se estabelecendo de forma temporária em locais específicos, mantendo um estilo de vida um tanto antiquado se comparado àquele encontrado dentro de Night City. Crescer entre os nômades significa amadurecer em um território difícil, estar acostumado com o clima árido do deserto e ter o costume de buscar por sucatas, combustível e qualquer coisa que possa ser útil, no entanto, não pense que os mesmos são selvagens. Estas pessoas também guardam valores como honestidade e integridade, sendo possível afirmar que há uma relação de respeito entre muitos clãs, o que os torna mais pacíficos do que grupos encontrados na gigantesca metrópole.

Como um nômade, o seu início será duro e o luxo de Night City ainda estará distante. Durante uma missão de contrabandear um item, você se depara com Jackie Welles, personagem importante na trama, e deve entrar na cidade com a tal carga.

Um bom motivo para escolher este caminho, é justamente a sensação de impacto ao conhecer Night City. Explorar as badlands, dirigir pelas terras arídas e estar longe dos grandes edifícios e corporações, certamente fará com que o momento ao chegar na metrópole seja único, com a mudança drástica no visual e no comportamento do mundo em sua volta.

Se uma personalidade leal, honrada e altamente ligada a importância da família é o que você deseja, o nômade é a sua opção ideal. Com valores pouco encontrados neste universo futurista, estas pessoas valorizam os laços familiares, a igualdade e tem uma visão mais humana do mundo e das coisas em sua volta.

V no caminho de vida Menino de Rua
V no caminho de vida Menino de Rua

Menino de Rua

Crescer solto na cidade lhe dá muitas vantagens, incluindo ter os contatos certos, assim como contar com boa credibilidade e grande inteligência para lidar com as situações que ocorrem nas ruas de Night City. Em uma realidade onde as corporações dominam a população e você sabe que este é o único caminho que pode lhe mostrar como sobreviver no meio de tudo isso, você escolhe o crime para trilhar seu destino. Viver nas ruas é um desafio diário, as oportunidades são praticamente inexistentes e são muitos os momentos em que você se encontra em problemas com a polícia. Seu estilo de vida não agrada às autoridades, mas não existe outra opção, pois ao crescer em condições precárias e sem os recursos básicos, você sabe que deve conquistar as coisas do seu jeito. É a lei da selva de concreto.

Gangues, traficantes e todas as outras influências lhe ensinaram a sobreviver, mostrando como trilhar seu caminho com lábia, lhe adaptando a um mundo onde os fracos não têm vez.

Como um Menino de Rua, sua primeira grande missão será roubar um Rayfield Aerondight para Kirk Sawyer, um importante aliado que pode lhe passar os serviços certos. Desta forma, o seu caminho se junta ao de Jackie Welles quando o mesmo tenta lhe impedir de realizar o trabalho, justamente por também ter a intenção de furtar o carro. No meio de toda a ação, ambos são surpreendidos por um esquadrão do NCPD, que, tem como objetivo para-los a qualquer custo.

Se você deseja se sair bem nas ruas de Night City, conhecendo os nomes certos e recebendo as melhores oportunidades do mundo do crime, este é o seu caminho de vida. O Menino de Rua é a opção perfeita para aqueles que desejam iniciar suas jornadas já dentro da metrópole, mas ainda vindo do submundo, tendo que buscar seu lugar ao sol e trilhando seu próprio caminho entre a sujeira das grandes corporações. Sem se curvar aos poderosos e sem muitos escrúpulos, você ascenderá em Night City com os ensinamentos da selva de concreto.

V no caminho de vida Corporativo
V no caminho de vida Corporativo

Corporativo

Começando de cima você estará no alto escalão de Night City. Enquanto os outros sofrem a mercê das grandes corporações, você está infiltrado neste mundo onde vale tudo para se conseguir o que quer. Como um produto desta sociedade, você sabe que jogar limpo não significa nada quando a única coisa que importa é vencer. No mundo corporativo as pessoas são o que são, sem arrependimentos, sem moralidade. Utilizando informações e burlando as regras você ascendeu neste meio e agora sabe o gosto do poder.

Como um executivo da Araska, você começará o jogo na torre da megacorporação. Neste início você será capaz de ver Night City em todo seu esplendor, conhecendo o luxo e o ‘glamour’ deste universo, andando por locais completamente diferentes daqueles encontrados nos outros caminhos. Você estará no topo e o poder estará ao seu redor. Esta é a oportunidade ideal para aqueles que desejam ver a face mais esplêndida da cidade, com um estilo de vida caro e a sensação de sucesso profissional.

É em um local chamado Lizzie’s Bar, que V se encontra com Jackie Welles. Aqui, Jackie já é um amigo antigo e a interação entre os personagens é mais suave por conta disto. Este caminho lhe permite saber mais sobre as grandes corporações e também é a escolha certa para aqueles que desejam uma abordagem mais tecnológica.

As classes de Cyberpunk 2077

Além dos caminhos, como todo bom rpg, Cyberpunk 2077 permitirá que o jogador escolha com qual classe deseja jogar. Apesar do rpg de mesa contar com uma imensa lista de classes, a CD Projekt Red optou por algo mais simples deixando três a disposição do jogador. Algo interessante é que você não ficará preso à uma das classes, podendo alternar entre as opções conforme adapta seu estilo de jogo.

Cada classe contará com características e habilidades próprias, o que fará com que cada jogador possa abordar a jornada de uma maneira diferente.

Techies são os gênios da teclonogia
Techies são os gênios da teclonogia

Techie

Esta é a classe mais equilibrada entre as três disponíveis, justamente por ser um meio-termo entre as outras duas. Os Techies são os engenheiros do universo de Cyberpunk 2077, com extrema habilidade para construção e manutenção em tecnologias, eles são especialistas em aprimoramentos cibernéticos. Os Techies são extremamente importantes em Night City, uma vez que seus serviços envolvem criação de armas, sistemas de segurança e diversas outras possibilidades a respeito de tecnologia.

No combate direto, com seu conhecimento, a classe é capaz de utilizar capacidades únicas de hackeamento, realizar sabotagens tecnológicas e também derrotar inimigos com a criação de armadilhas.

O Solo encara de frente qualquer perigo
Um Solo encara com força qualquer perigo

Solo

A classe para quem busca o foco no combate direto. O Solo é o guerreiro deste universo, um mercenário que ganha a vida como guarda-costas, assassino ou qualquer trabalho bruto que ofereça um bom pagamento. Pronto para o tiroteio e para a batalha, o Solo oferece variedade de armas e conta com habilidades úteis para o combate corpo a corpo. Atletismo e percepção também são atributos de destaque encontrados nos membros desta classe.

Extremamente fortes, os Solos são capazes de na base da força abrir portas trancadas, arrancar torretas do chão para utilizá-las como armas portáteis e até mesmo usar inimigos como escudo humano. A habilidade "Senso de Combate" ainda permite que o jogador destaque oponentes, armadilhas e outros perigos em uma área próxima.

Se você deseja se envolver na ação e deixar uma marca explosiva em Night City, esta é a classe ideal. Estes brutamontes são, sem dúvida, a melhor alternativa para o confronto direto e a opção certa para quem deseja desfrutar uma experiência memorável de tiroteios em primeira pessoa.

Os Netrunners hackeiam tudo em sua volta
Os Netrunners hackeiam tudo em sua volta

Netrunner

A classe para quem busca furtividade. O Netrunner é o hacker de Cyberpunk 2077, muito mais focado na abordagem silenciosa do que no combate em si. No universo futurista, os Netrunners são especialistas em programação, hackeamento e segurança cibernética.

Com a habilidade especial "Interface" os jogadores podem entrar no controle de qualquer tecnologia em sua volta, sendo assim, o personagem poderá realizar feitos como roubar informações importantes tiradas diretamente dos inimigos. Com hackeamento, o Netrunner pode até mesmo fazer com que um inimigo tire a própria vida, saindo de uma possível situação de combate sem dar um tiro sequer.

A classe também oferece a possibilidade de controlar, alterar ou desativar equipamentos de inimigos. Hackear implantes, dominar câmeras de segurança e invadir praticamente qualquer coisa que tenha vontade serão habilidades ao alcance do jogador.

Netrunner é para quem deseja agir de forma silenciosa, optar muitas vezes por evitar o combate direto e usufruir das tecnologias em sua volta. Uma abordagem completamente diferente da encontrada na classe Solo, mas repleta de oportunidades únicas e com potencial para lhe proporcionar uma jornada interessante.

A combinação certa entre classe e caminho

A liberdade é enorme, não existe de fato uma combinação certa e tudo dependerá da sua preferência, no entanto pode-se dizer que existem classes e caminhos que parecem combinar perfeitamente, o que pode inclusive ajudar na imersão e no fator role-play de sua jornada.

O estilo de vida Nômade parece encaixar-se perfeitamente com a classe Solo. A vida complicada fora de Night City requer esforço, trabalho duro e muita força na busca por recursos e um lugar para chamar de seu. Já a vida de um Corporativo parece ser um passo em direção ao caminho ligado a tecnologia, uma vez que no alto escalão da metrópole e trabalhando em uma megacorporação, pode-se dizer que o acesso aos equipamentos tecnológicos seria muito mais fácil e agir de forma silenciosa seria a melhor opção para não chamar a atenção para seus planos.

As possibilidades e combinações são muitas. Acessando a árvore de habilidades e os implantes você poderá flutuar entre as classes, moldando o seu estilo da forma que preferir. Cyberpunk 2077 sem dúvidas será um título com fator replay enorme, em que começar uma nova jornada nunca parecerá com algo já visto anteriormente. Siga nossas dicas ou molde V de uma forma totalmente própria, sua jornada certamente será memorável e inigualável.