De acordo com a plataforma estatística Gamstat, que mede a variação de players jogando cada game nas plataformas Playstation e Xbox, separamos os 5 jogos mais jogados no mês de agosto, levando em consideração a variação positiva de novos players entre os períodos registrados de 27 de agosto até 27 de setembro.

Vale lembrar que essa conta estatística é diferente da venda de jogos e somente jogos com conectividade online podem ser considerados aqui, uma vez que é impossível ter acesso a quantidade mensal de players jogando um jogo offline.

Nesta lista separamos os 5 games mais jogados na Xbox Live no mês de setembro, que por sua vez incluem o Xbox One, Xbox 360 para alguns games e às vezes Xbox Live no PC, confira:

Os 5 games mais jogados na Xbox Live em setembro

NBA 2K21

Aproximadamente 1,5 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro

Soma total de 1,5 milhões de jogadores

NBA 2K21 é um videogame de simulação de basquete desenvolvido pela Visual Concepts e publicado pela 2K Sports, com base na National Basketball Association (NBA). É a 22ª edição da franquia NBA 2K e sucessora do NBA 2K20. O jogo foi lançado em 4 de setembro de 2020 para Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Stadia, e mais tarde será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S. PS4, Switch, Xbox One e PC tiveram críticas mistas ou medianas, com críticos criticando a falta de originalidade na jogabilidade, assim como microtransações e bugs, embora a simulação, os visuais e os valores de produção fossem elogiados.

Rocket League

Aproximadamente 1,2 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.
Soma total de 25,5 milhões de jogadores

Vídeo incorporado do YouTube

Rocket League é um videogame de futebol veicular desenvolvido e publicado pela Psyonix. O jogo foi lançado pela primeira vez para Microsoft Windows e PlayStation 4 em julho de 2015, com portas para Xbox One e Nintendo Switch sendo lançadas posteriormente. Em junho de 2015, a 505 Games começou a distribuir uma versão física de varejo para PlayStation 4 e Xbox One, com a Warner Bros. Interactive Entertainment assumindo essas funções no final de 2017. Versões para macOS e Linux também foram lançadas em 2016, mas com suporte para seus os serviços online foram abandonados em 2020. Psyonix fez a transição do jogo para um modelo gratuito em 23 de setembro de 2020.

Descrita como "futebol, mas com carros movidos a foguete", a Rocket League tem até oito jogadores designados para cada um dos dois times, usando veículos movidos a foguete para acertar a bola no gol do oponente e marcar pontos ao longo de uma partida . O jogo inclui modos de jogador único e multijogador que podem ser jogados tanto localmente quanto online, incluindo jogo multiplataforma entre todas as versões. As atualizações posteriores do jogo permitiram modificar as regras básicas e adicionar novos modos de jogo, incluindo os baseados em hóquei no gelo e basquete.

Madden NFL 21

Aproximadamente 1,1 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.
Soma total de 1,5 milhões de jogadores

Vídeo incorporado do YouTube

Madden NFL 21 é um videogame de futebol americano baseado na National Football League (NFL), desenvolvido pela EA Tiburon e publicado pela Electronic Arts. É uma parcela da longa série Madden NFL. Foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 28 de agosto de 2020 e estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X e Series S e Stadia em uma data posterior. Ele apresenta o quarterback do Baltimore Ravens, Lamar Jackson, como o atleta da capa. O jogo recebeu críticas mistas dos críticos, que elogiaram sua jogabilidade, mas criticaram seus problemas técnicos. Também recebeu críticas de jogadores, que expressaram seu desprezo pela falta de inovação em relação às edições anteriores.

Spellbreak

Aproximadamente 980 mil novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.
Soma total 980 mil jogadores

Vídeo incorporado do YouTube

Spellbreak é um videogame Battle Royale gratuito para jogar, desenvolvido pelo estúdio americano Proletariat para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, lançado em 3 de setembro de 2020.

Como a maioria dos jogos Battle Royale, Spellbreak joga um grande número de jogadores em uma arena que diminui lentamente com o tempo, com o último time sobrevivente declarado o vencedor. No entanto, ao contrário de outros jogos Battle Royale, ele usa feitiços mágicos no lugar de armas. Os jogadores podem escolher entre uma das seis classes de vento, fogo, gelo, relâmpago, pedra e tóxico, que irão determinar seu tipo de ataque primário. Cada jogador começa com uma manopla permanentemente anexada a eles, que pode lidar com ataques primários e secundários. Primárias são limitadas por Mana, que é uma reserva de energia compartilhada com levitação, as secundárias têm temporizadores de resfriamento. Os jogadores também podem pegar uma luva secundária durante as jogadas. Elementos de diferentes manoplas podem ser combinados para tornar os feitiços mais poderosos, fornecer efeitos de controle de multidão ou reduzir outros, dependendo dos desejos estratégicos. De acordo com o desenvolvedor, o jogo também inclui elementos de RPG e roguelike.

Tom Clancy's The Division

Aproximadamente 880 mil novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.
Soma total de 11,3 milhões de jogadores

Vídeo incorporado do YouTube

Tom Clancy's The Division, é um jogo de RPG de ação somente online desenvolvido pela Massive Entertainment e publicado em 2016 pela Ubisoft, para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. É ambientado em um futuro próximo na cidade de Nova York, após uma pandemia viral; o jogador, um Agente Especial da Divisão de Pátria Estratégica, tem a tarefa de ajudar o grupo a reconstruir suas operações em Manhattan, investigar a natureza do surto e combater a atividade criminosa em seu rastro. A Divisão é estruturada com elementos de jogos de RPG, bem como multiplayer online cooperativo e jogador contra jogador. Este jogo também marca a estreia do motor de jogo Snowdrop da Massive e da Ubisoft.