Após quase 10 anos a Nintendo decidiu encerrar a produção dos consoles portáteis 3DS. A informação começou a ganhar força quando usuários japoneses relataram que no site da Nintendo os modelos do 3DS estavam constando como "fora de produção".

Confira abaixo o tweet feito por um japonês onde são mostradas imagens mostrando que o Nintendo 3DS se encontra fora de produção.

Após o ocorrido, um porta-voz da Nintendo disse ao site Polygon que realmente o 3DS chegou ao seu fim.

"Podemos confirmar que a fabricação da família de sistemas Nintendo 3DS terminou. Os jogos da Nintendo e de terceiros para a família de sistemas Nintendo 3DS continuarão disponíveis no Nintendo eShop, no Nintendo.com e no varejo. A biblioteca existente de mais de 1.000 jogos Nintendo 3DS contém muitos títulos aclamados pela crítica e pode fornecer anos de conteúdo para explorar e desfrutar."

O site The Verge chegou a relatar nesta semana que o Nintendo 3DS parece ter sido apagado do site oficial dos EUA. O fim do Nintendo 3DS já era esperado, pois quando a empresa lançou em 2017 o Nintendo Switch perdeu o sentido ter o console portátil, pois o Switch já proporciona tanto a portabilidade quanto a possibilidade de conectar o console a TV e jogar como se fosse um dispositivo fixo. Lançado originalmente em 2011, o 3DS chega ao seu fim após 9 anos, tendo passado por diversos modelos e revisões (New Nintendo 3DS, New 3DS XL, 2DS e 2DS XL).

Nintendo 3DS vendeu US$75,7 milhões de unidades

O Nintendo 3DS foi o sucessor dos modelos Nintendo DS, uma linha de consoles portáteis que fez muito sucesso. O Nintendo DS foi lançado em 2004 e descontinuado em 2013, chegando a vender 154 milhões de unidades. Já o Nintendo 3DS, encerrou suas vendas com 75,7 milhões de unidades vendidas e 383,1 milhões de jogos vendidos.

O jogo mais vendido de todos os tempos para Nintendo 3DS foi Mario Kart 7 (lançado em 2011), seguido de Pokémon - X e Y; Sun e Moon; e Omega Ruby e Alpha Sapphire. Se não considerar os estúdios da Nintendo, o jogo mais vendido por outro estúdio foi Monster Hunter Generations, que foi desenvolvido pela Capcom e lançado em 2015.

Você chegou a ter um Nintendo 3DS? Se sim, quais foram os melhores momentos que passou com ele? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!