A competitividade de jogos online crescem exponencialmente a cada novo título lançado. Além disso, o cenário profissional de jogos como CS:GO e League o Legends fomenta a competitividade dos players, acarretando em cada vez mais campeonatos e recompensas de ranking ou elo cada vez mais satisfatórias. As desenvolvedores, por sua parte, se preocupam cada vez mais com o balanceamento em seus jogos PVP justamente pensando nos cenários profissionais e competitivos.

Tendo em vista este cenário e tendência para o futuro, separamos algumas dicas de como aprimorar seu desempenho como jogador em jogos competitivos variados. Essas dicas são gerais, e não baseadas em jogos específicos, mas levando em consideração as demandas de desempenhos dos principais títulos do mercado neste quesito.

Um kit digno:

O computador em que se joga, o teclado, o mouse e até mesmo outros elementos como iluminação do ambiente, mousepad, mesa e cadeira podem afetar seriamente o desempenho de qualquer gamer. Claro que muitos dos elementos que compõem um set-up gamer completo são caros e é óbvio que nem todo mundo consegue se dar ao luxo de pagar mais de 500 reais em uma cadeira gamer. Mas existem dicas consistentes sobre equipamento que com certeza aprimoram o desempenho de qualquer jogador sem acarretar em altos custos.

Primeiro, seu computador deve rodar o jogo em questão a no mínimo 60 FPS, ou frames por segundo. A suavidade com que o jogo roda no seu computador implica em reflexos mais rápidos e consistentes ao decorrer de qualquer partida competitiva. Seja em um Shooter em primeira pessoa, em um MOBA ou até mesmo em um game de luta como Mortal Kombat 11, o FPS do game é importantíssimo para gerar reações mais precisas. Além disso, quedas abruptas de FPS ao decorrer de um game implica em um segundo (às vezes mais ou as vezes milésimos de segundos) que pode definir se você vive ou morre. A curva de aprendizado e habilidade nos jogos competitivos levam em consideração a capacidade de cada jogador de pensamento rápido e ações precisas, coisas impossíveis com um jogo travado.

Seu mouse também deve ter uma precisão razoável. Jamais utilize mouses sem fio para jogos competitivos, pois é comum que uma bateria levemente gasta implique em alguns atrasos no ponteiro, e isso pode ser fatal. A superfície onde se encontra o mouse também é algo para se prestar atenção, onde uma mesa pode oferecer um deslizamento rápido demais, um mousepad pode compensar tudo isso.

O som também não deve ser subestimado. Principalmente em jogos em primeira pessoa, o som ainda conta com direcionamento espacial para aumentar ainda mais os possíveis reflexos do jogador. Sempre vale a pena pensar em bons fones de ouvido, que nem sempre devem ser caros, mas sim suprir sua necessidade. Headsets geralmente são bem mais recomendados pelo conforto e pelo isolamento sonoro, que contribui ainda para sua concentração.

Por fim, o tamanho de seu monitor, a proximidade do mesmo e a resolução podem também afetar a performance da gameplay justamente pelo campo de visão mais detalhado na tela. Porém, cada jogador deve definir sua visualização ideal conforme a tela que lhe está disponível.

Concentração e treino

Obviamente que para melhorar seu desempenho em gameplays você precisa efetivamente treinar no jogo desejado. Você precisa de experiência e tempo de jogo. Mas, não estou aqui para dizer o óbvio, mas sim para dar dicas de como fazer disso algo mais efetivo e com melhores resultados. Pessoalmente, eu sempre tive alguns fatores determinantes que melhoraram ou pioraram o meu jogo e a concentração é o principal.

Não adianta você jogar para ganhar com a mente cansada. Se você não consegue se concentrar, jogos que demandam bastante atenção e reações rápidas serão mais cansativos e você não terá uma boa performance. Um café ou uma soneca sempre ajudam. Então se prepare fisicamente e psicologicamente para suas partidas sérias.

Preparo psicológico

Pode até parecer besteira, mas seu psicológico dita o quão atento e racional você será in-game. Se treinar para manter a calma mesmo nas piores condições pode fazer com que você consiga fazer uma gameplay ou ter a estratégia necessária para ganhar. Ainda mais em um cenário amador cheio de players tóxicos, manter a calma para não cair nas constantes ofensas alheias pode ser a chave. Além disso, jogos competitivos podem lhe ajudar em outros aspectos da sua vida se você conseguir treinar com sucesso sua mente.