As principais empresas de jogos estão continuamente investindo pesadamente, desenvolvendo novos jogos e lançando-os em gêneros diferentes, antigos e novos. O setor é um gerador de receita significativo, reunindo jogadores de todo o mundo por meio de torneios de videogame, ligas, competições e principalmente pelo entretenimento interativo.

O setor de videogames depende inteiramente da inovação. Nas próximas décadas, novas tecnologias, conceitos mais inteligentes, controles rápidos e experiências, especialmente novos gêneros, são contados entre alguns dos principais desenvolvimentos a serem testemunhados na indústria de jogos.

De acordo com as estatísticas estudadas pela Straits Research, a indústria de jogos é, sem dúvida, uma com os maiores potenciais de crescimento no mundo. Electronic Arts (EA), Activision Blizzard, Ubisoft, NetEase, Sony e Tencent estão entre as principais empresas de jogos do mundo hoje. Essas empresas são conhecidas por seus gráficos brilhantes, interface de usuário fácil, jogos interativos e de história como Grand Theft Auto, Need For Speed, Tencent's PubG, EA's FIFA e Ubisoft's Far Cry.

A Straits Research fez então a curadoria de uma lista dos gêneros de jogos mais populares, confira o ranking baseado em dados de 2020:

1. Jogos de ação

Jogos de ação desafiam os reflexos do jogador, a coordenação olho-mão e o tempo de reação. Os melhores jogos de ação incluem uma mistura de visuais vibrantes e uma onda de adrenalina, proporcionando uma experiência única aos jogadores. Observando o domínio desse gênero sobre a indústria de jogos, os desenvolvedores estão brincando muito com novas táticas e inovações. Com os avanços, o gênero se ramificou para subgêneros como Beat them Ups, incluindo Final Fight e Double Dragon, Arcade e tiro, e jogos de plataforma como Super Mario e Mutant Mudds. Essa categoria é a mais ampla e abrange também alguns dos próximos gêneros dessa lista, que são um tanto mais específicos.

2. Jogos de esportes

Fifa 2020 - imagem: Divulgação
Fifa 2020 - imagem: Divulgação

Jogos de esportes existem desde o início da cultura dos jogos, e o gênero continua sendo um dos gêneros de jogos mais favorecidos no mundo. Os jogos esportivos simulam os esportes físicos tradicionais, enquanto o time adversário é controlado por inteligência artificial (IA) ou bots. Alguns jogos são baseados em regras e táticas esportivas reais, e outros enfatizam a estratégia por trás do esporte, como o Champions Manager.

A série mais popular no gênero de jogos esportivos é a série FIFA. O jogo detém o recorde de "o jogo de esportes mais vendido de todos os tempos", com mais de 3,2 milhões de CDs de jogos vendidos na primeira semana de seu lançamento. O jogo mais recente da franquia, FIFA 20, foi lançado mundialmente em setembro de 2019.

3. Jogos de aventura

Legend of Zelda: Breath of Wild - Imagem: Divulgação
Legend of Zelda: Breath of Wild - Imagem: Divulgação

Jogos de aventura envolvem um vasto enredo, muita ação e visuais emocionantes que levam os jogadores a um tipo diferente de aventura. Um subgênero de jogos de ação e aventura foi desenvolvido na época da Nintendo Entertainment Systems, incluindo jogos como The Legend of Zelda e Metroid. Desde então, o gênero se expandiu em uma ampla gama de conjuntos temáticos e jogos, disponíveis em todas as plataformas de jogos neste planeta.

Os fatores notáveis ​​dos jogos de aventura são a jogabilidade baseada em reflexos, coleta de itens, resolução de quebra-cabeças e exploração ambiental, tornando-o um dos gêneros mais amados entre todas as faixas etárias.

4. Jogos Battle Royale

Fortnite - Imagem: Divulgação
Fortnite - Imagem: Divulgação

O novo e divertido gênero é um dos gêneros de jogos mais vendidos em toda a população de jogadores, conquistando o mundo em um curto período de dois anos. A indústria é impulsionada pelo enorme sucesso de dois jogos populares da atualidade, Fortnite Battle Royale e PlayerUnknown's Battlegrounds (PubG).

Fortnite gera US $ 1 bilhão a cada ano, apenas com compras no aplicativo. O PubG arrecadou mais de US $ 700 milhões em 2017, tanto quanto todo o mercado de eSports. Atualmente, o mercado de jogos Battle Royale deve atingir US $ 20 bilhões em 2020, dando esperança a outros desenvolvedores de jogos para derrubar Fortnite e PubG.

5. Jogos de RPG

World of Warcraft - Imagem: Divulgação
World of Warcraft - Imagem: Divulgação

jogos populares como Battletech, Dungeons and Dragons e Star Wars se enquadram no gênero conhecido como "jogos de RPG". Esses jogos são alguns dos melhores produtos do gênero, apresentando uma experiência 3D visualmente rica e jogos de console baseados em texto.

O gênero inclui jogos de vídeo e online em que o jogador controla um personagem fictício que parte em uma busca em um mundo de fantasia. A popularidade do gênero fez os desenvolvedores criarem RPGs online, RPGs de estratégia, RPGs de aventura e também permitiu mais avanços neste gênero nos próximos anos.

6. Jogos de corrida

Grand Turismo 7- Imagem: Divulgação
Grand Turismo 7- Imagem: Divulgação

Jogos de corrida foram introduzidos em meados da década de 1970 com Gran Trak 10, Night Driver, Rally X, Need for Speed ​​e muitos outros. Super Mario Kart e o Turismo da Sony chamaram muita atenção nos anos 90, contribuindo significativamente para a revolução da indústria de jogos.

Os jogos de corrida existem há mais de quatro décadas. O gênero se ramificou em vários gêneros distintos e sempre esteve um passo à frente de outros gêneros de videogame, tanto em termos de inovação quanto de receita.

7. Jogos de luta

Mortal Kombat 11 - Imagem: Divulgação
Mortal Kombat 11 - Imagem: Divulgação

O gênero gerou franquias internacionais como Tekken, Mortal Combat e Street Fighter, que são reconhecidas em todo o mundo. Este gênero de jogo definitivamente veio para ficar com uma gama emocionante de jogos, incluindo Street Fighter, Super Smash Bros. da Nintendo e o sempre amado Mortal Kombat. Graças à competição saudável e à inovação constante, o gênero dos jogos de luta tem evoluído continuamente.

8. Jogos de estratégia em tempo real

Age of Empire 3 - Imagem: Divulgação
Age of Empire 3 - Imagem: Divulgação

O gênero recebeu o nome do produtor Brett Sperry, que cunhou o termo para descrever o jogo Dune 2. Os jogos de estratégia são categorizados em dois tipos, estratégia por turnos (TBS) e estratégia em tempo real (RTS). Alguns dos jogos de estratégia em tempo real mais populares são Age of Empires, StarCast e até mesmo League of Legends, que pertence a um subgênero chamado de MOBA. Esses jogos são os maiores geradores de receita no espectro de jogos.

9. Jogos de simulação

The Sims 4 - Imagem: Divulgação
The Sims 4 - Imagem: Divulgação

Um jogo de simulação geralmente é projetado para simular atividades do mundo real e permitir mais liberdade de ação dentro do jogo. SimCity é um exemplo brilhante de gênero de jogo de simulação. O jogo simula um personagem desenhado pelo jogador junto com a construção e gerenciamento da cidade.

Simuladores são grandes geradores de receita neste gênero, pois permitem que os jogadores administrem um sistema econômico - ganhe dinheiro! O gênero está ganhando popularidade no mundo dos jogos, pois a liberdade de ação não é algo que está disponível em outros gêneros de jogos, mas ainda assim desejado pelos jogadores.

10. Jogos de tiro em primeira pessoa (FPS)

Counter Strike: Global Offensive - Imagem: Divulgação
Counter Strike: Global Offensive - Imagem: Divulgação

O gênero, como o nome sugere, é baseado em tiroteio e outros combates baseados em armas de uma perspectiva em primeira pessoa. Aqui, o jogador experimenta a ação através dos olhos do personagem no jogo. Desde o início do gênero, gráficos avançados em 3D e VR entraram em cena, tornando o gênero preferido por um grande número de jogadores em todo o mundo.