Seja sem querer ou não, é fato que o estúdio Naughty Dog sempre é "perseguido" por acusações de plagio. Já houve casos de mapa no metrô ou uma arte na lareira do personagem principal Nate Drake, além de diversos outros do desenvolvedor de games californiano. Agora, para não fugir da rotina, The Last of Us: Part II foi afetado pelo mesmo destino devido a um comercial que utilizou o arranjo musical de True Faith, da banda britânica New Order.

A descoberta do "plagio" veio a partir da cantora norte americana Lotte Kestner, que fez o cover da música True Faith com algumas modificações. Como você pode ver abaixo, a artista acusa a Naughty Dog de utilizar certos trechos originais que não estão presentes na canção original da banda New Order (infelizmente o post no Twitter foi apagado, mas o site Push Square conseguiu salvá-lo antes)

"@Neil_Druckmann @Naughty_Dog ei, você está ciente de que a verdadeira o cover de True Faith que você colocou no seu trailer de last of us 2 é uma réplica do meu cover que saiu 10 anos atrás? Eu escrevi partes originais que não estão na música original e são copiadas exatamente por quem as fez. Estou com o coração partido. - Lotte Kestner (@lottekestner) 4 de junho de 2020"

Veja abaixo o vídeo do comercial de The Last of Us: Part II publicado pela Playstation nesta semana:

Compare agora com a versão cover de True Faith publicada há 10 anos pela Lotte Kestner:

Vídeo incorporado do YouTube

Como pode ver, não há como negar a semelhança, embora sejam covers da música da banda New Order, a versão de Lotte Kestner foi consideravelmente adaptada se comparado a faixa original do álbum Substance de 1987. Lotte ainda diz, segundo o PushSquare:

"Seus fãs parecem ter notado porque estão comentando no meu vídeo antigo pensando que é a mesma música. Crédito? Compensação?"

É provável que a Naughty Dog tenha de fato tido algum envolvimento com este comercial, pois ele foi publicado pela Playstation e a chance de o vídeo ter sido criado pela equipe de marketing da Sony é maior. É certo que a banda New Order tenha recebido seus royalties pela música, mas o que acontecerá agora com o caso de Lotte Kestner, que fez o cover da música? Fique ligado para mais novidades!

O que achou da atitude de Lotte Kestner? Ela chegou a apagar suas postagens no Twitter por algum motivo, mas ela estaria certa em querer direitos por uma música que nem de fato é dela? Comente abaixo e compartilhe a sua opinião conosco.