O Valorant da Riot Games encerrou o beta fechado hoje, enquanto se preparam para o lançamento oficial em 2 de junho de 2020.

Inicialmente sendo lançado para o PC, o Valorant ainda não está disponível para dispositivos móveis, embora eles tenham declarado que podem trazer o título em um futuro próximo.

Sabendo que uma versão móvel é altamente solicitada, desenvolvedores mau intencionados vem criando aplicativos falsos do Valorant com malware e o pior, estão promovendo os mesmos em vídeos no YouTube.

Praticamente todos os vídeos que falam a respeito da versão mobile, que reforço, é fake, trazem em sua descrição links para um site que disponibiliza o download para versões do Valorant para Android e iOS.

Quando o usuário tentar baixar a versão para iOS, ele é direcionado para um site, oferecendo várias ofertas que o usuário deve concluir para baixar o aplicativo móvel. A conclusão dessas ofertas gera apenas receita para os golpistas e não fornece arquivo algum para download.

Tela do aplicativo falso de Valorant

Para os usuários de Android, as coisas são piores, enquanto a versão para iOS deixa o usuário em um loop de links para se clicar, o usuário do Android rapidamente tem acesso a um APK, o "Valorant.apk" que depois de instalado e iniciado, exibe uma tela do Valorant.

Mas antes de qualquer opção do jogo, o aplicativo leva o usuário a fazer o download de dois outros aplicativos gratuitos, sob a condição de desbloquear o jogo.

Antes de entrar no jogo você deve fazer algumas tarefas... não faça nenhuma, pois não existe versão mobile para Valorant. Pelo menos ainda.
Antes de entrar no jogo você deve fazer algumas tarefas... não faça nenhuma, pois não existe versão mobile para Valorant. Pelo menos ainda.

Ao clicar no botão "OK" o mesmo site com os links para o iOS é carregado, onde será solicitado que você conclua os passos para ter acesso ao jogo.

Embora as ofertas presentes no site possam gerar moedas para outros jogos legítimos, essas ofertas não desbloqueiam a versão mobile de Valorant porque ele simplesmente não existe.

O esquema que envolve a versão móvel do jogo Valorant em particular apenas exibe ofertas com links de afiliados, aqueles que geram receita a cada clique dado. Contudo não há nada que impeça que hackers acabem em algum momento desenvolvendo um aplicativo malicioso que instale um malware em seu dispositivo Android.

Então se você instalou qualquer aplicativo móvel relacionado ao jogo Valorant, ele é falso e deve ser desinstalado imediatamente.