Recentemente a Microsoft declarou, durante uma reunião, por videoconferência, com investidores, que já possui 10 milhões de assinantes em sua plataforma Xbox Game Pass. Pela primeira vez a empresa revelou publicamente os números de seu serviço de games online e com isso, vemos que a aposta da desenvolvedora de consoles e jogos está dando frutos. A companhia vem há anos tentando se tornar a "Netflix dos jogos" e, pelo visto, ela está conseguindo realizar este desejo de forma antecipada, antes da expansão que irá ocorrer no streaming de games no final deste ano.

O número de 10 milhões de assinantes do serviço Xbox Game Pass é impressionante. Um exemplo disso é a assinatura de seus concorrentes da EA, EA Acess e Origin Acess, que obtiveram 5 milhões de assinantes até o ano passado, e da Playstation Now que obteve 1 milhão de usuários em outubro do ano passado. Com relação a Apple e o Google, não foi informado quantos assinantes o Apple Arcade ou o Google Play Pass possui.

Outras estatísticas mostram o crescimento do Xbox Game Pass como a maior interação entre jogadores

Houve o compartilhamento de outras estatísticas da divisão de jogos da Microsoft também. De acordo com o chefe do Xbox, Phil Spencer:

"Desde março, os membros do Xbox Game Pass adicionaram mais de 23 milhões de amigos ao Xbox Live, o que representa um crescimento de 70% na taxa de amizade. Os membros do Game Pass também estão jogando o dobro e participando de mais jogos multiplayer, o que aumentou em 130%."

Estatísticas para multiplayer do Xbox Game Pass. Fonte: Microsoft
Estatísticas para multiplayer do Xbox Game Pass. Fonte: Microsoft

Grande parte deste aumento no uso foi devido a quarentena forçada pelo Coronavírus (COVID-19) e pelo aumento de atividade nos jogos para PC. Os assinantes da Xbox Live obtiveram um acréscimo de quase 90 milhões de usuários neste trimestre (somando Xbox, Windows 10 e dispositivos móveis com Xbox Live).

Atualmente o Xbox Game Pass está presente em 41 países no mundo, dando acesso a mais de 100 títulos na biblioteca, onde os usuários podem baixá-los e reproduzi-los. No início de abril, a Microsoft expandiu o seu serviço para o Japão e Coreia do Sul. Já faz 3 anos que a empresa vem aumentando de forma agressiva a abrangência do seu serviço.

O que é o Xbox Game Pass

Trata-se de um serviço de assinatura disponibilizado para os jogadores do Xbox One, PC (Windows 10) e dispositivos mobile com o app. Os usuários da plataforma têm acesso ilimitado a mais de 100 jogos do console ou PC com diversos games novos adicionados a toda hora, além de descontos e promoções exclusivas para membros. O Xbox Game Pass Ultimate também inclui o Xbox Live Gold, serviço da Microsoft para jogar online.