Para ajudar os jogadores do mundo todo que estão sofrendo com os surtos de Coronavirus em suas cidades e consequentemente estão em suas casas em uma quarentena forçada, Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive, apresentou hoje a iniciativa Play At Home.

De acordo com o texto publicado no Blog da Playstation Brasil, o Play at Home consiste em dois componentes:

"Primeiro, oferecer jogos gratuitos para manter a comunidade PlayStation entretida em casa; segundo, criar um fundo para ajudar estúdios independentes e menores que possam estar enfrentando dificuldades financeiras a poder continuar a criar experiências para todos os gamers."

A iniciativa conta com benefícios como adquirir de graça parte da coleção do famoso jogo desenvolvido pelo estúdio Naughty Dog, Uncharted (Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake’s Deception). Além disto, os jogadores do PS4 poderão baixar também um dos jogos mais aclamados pela crítica especializada, Journey, que foi desenvolvido pelo estúdio Thatgamecompany.

Jim diz sobre Uncherted que:

"Não podíamos imaginar uma hora melhor para explorar o mundo com Nathan Drake, um elenco icônico de personagens e um gameplay cheio de ação, aventura e caça a tesouros."

Depois fala sobre Journey:

"A mensagem de afirmação à vida que o jogo traz é eterna, e talvez mais importante agora do que nunca."

Vídeo incorporado do YouTube

Além de disponibilizar os jogos citados acima, de forma gratuita, a Sony declarou que organizou um fundo de US$10 milhões para apoiar o desenvolvimento de jogos Indie. Segundo Jim:

"Desenvolvedores independentes são parte essencial do coração e da alma da comunidade dos games, e compreendemos que muitos estão enfrentando dificuldades financeiras."

A empresa disse que em breve irá disponibilizar mais informações sobre o fundo, como critérios de participação e datas para inscrição.

Jim diz:

"Durante este momento de distanciamento social, nossos fãs têm usado os games como forma de descansar e aproveitar. Na Sony Interactive Entertainment, somos privilegiados por trazer este entretenimento tão necessário."

Disponibilidade dos jogos gratuitos

Os jogos estarão disponíveis através de download pela PSN a partir do dia 16 de abril de 2020 às 00h. Os jogadores terão até o dia 5 de maior de 2020 às 23:59 para efetuar o download. Após o download, os jogos serão permanentemente do jogador.