Na semana passada, muito se falou das especificações do PS5, da Sony comparado com as do Xbox Series X, da Microsoft. Analisando somente os números, o novo console da desenvolvedora do Windows parece claramente superior, mais poderoso. Utilizando uma CPU personalizada com arquitetura Zen 2 com clock mais alto e com 44% mais unidades de computação (52 contra 36), parece de fato acima do seu concorrente japonês.

Apesar do que foi dito acima, ao ver a apresentação do arquiteto do Playstation 5, Mark Cerny, um dos trunfos que a Sony pode mostrar foi seu SSD ultra rápido e customizado, que pode ser realmente um game changer. Entretanto, ao que parece, a empresa parece ter cometido um erro, mais especificamente do ponto de vista de marketing. Você provavelmente deve estar se perguntando o porquê seria um erro de demonstração do novo console da desenvolvedora de jogos japonesa, sendo que ela apresentou as especificações logo depois da Microsoft, mas tenha calma que será explicado o motivo aqui.

Diversos estúdios de jogos afirmam que o Playstation 5 é superior de diversas formas

Apesar de Usman, pessoa familiarizada com as arquiteturas da AMD e responsável pela equipe de hardware, ter feito uma análise aprofundada e ter afirmado que o número real de TFLOPs do PS5 (que já é menor que o do Xbox Series X) pode ser ainda mais baixo na realidade devido ao sistema de boost envolvido juntamente com o downclock para momentos em que o vídeo game não é exigido, o que os desenvolvedores de jogos estão relatando é o oposto com relação a experiência de jogo. De acordo com o mais recente podcast do Kotaku Splitscreen (episódio 222), feito por Jason Schreier, cujas fontes de informação geralmente são confiáveis e de qualidade, diversos estúdios de jogos disseram que o Playstation 5 seria superior ao console da Microsoft de diversas maneiras.

Podcast Splitscreen do site Kotaku feito por Jason Schreier. Fonte: stitcher
Podcast Splitscreen do site Kotaku feito por Jason Schreier. Fonte: stitcher

Confira abaixo o que foi dito no podcast acerca da batalha PS5 vs Xbox Series X:

"Agora todo mundo está vendo esta folha de especificações e vê 10,2 TFLOPs para PS5 e 12 TFLOPs para o Xbox Series, mas enquanto isso, as pessoas com quem converso nos últimos meses, nos últimos anos, que estão trabalhando com o PlayStation 5, todos disseram por unanimidade: 'Essa coisa é uma fera, é uma daquelas peças de hardware mais legais que já vimos ou usamos antes, há tantas coisas aqui que são revolucionárias'.

O consenso geral é que essas coisas são extremamente poderosas e muito semelhantes de várias maneiras, ambas fazem coisas diferentes de maneiras realmente legais. Ambas são peças de tecnologia extremamente impressionantes. Mas, devido à maneira como a Sony realmente apresentou e comercializou isso, agora a narrativa é que o Xbox Series X é muito mais poderoso que o PS5. E acho que essa é uma falha talvez fatal da Sony para esta geração de console. Talvez seja esquecido se o PS5 chegar mais barato ou se tiver um aplicativo de linha de lançamento matador, mas, no momento, é uma queda de bola depois de tantos anos de decisões inteligentes da Sony.

O que estou ouvindo das pessoas que estão realmente trabalhando nessas coisas, trabalhando no metal, é que o Xbox Series X não é significativamente mais poderoso que o PS5, apesar desse número de teraflops.

A Sony perdeu a bola e haverá semanas e semanas, se não meses e meses, especialmente com o Coronavirus atrapalhando tudo, de pessoas falando sobre como o Xbox Series X é o console mais poderoso e está superando o PS5 em todos os jogos. Enquanto isso, eu recebo textos e DMs (mensagens diretas), mesmo nos dias de hoje, de desenvolvedores dizendo 'Isso é uma pena, o PS5 é tão superior em todas essas outras maneiras que eles não conseguem realmente enviar mensagens agora ou não podem falar agora '. Ouvi de pelo menos três pessoas diferentes nas últimas duas horas desde que a conversa de Cerny dizia: 'O PS5 é realmente o hardware mais superior de várias maneiras diferentes, apesar do que você vê nessas folhas de especificações de papel'. E, novamente, sim, há muito espaço para falar sobre isso, para todas essas empresas continuarem a enviar mensagens e mostrar jogos. Mas acho que a Sony realmente deixou a bola tão longe do que vimos."

Dito isso, nós, meros jogadores, só teremos uma coisa a fazer, esperar até que a verdade seja revelada por completo e os consoles sejam lançados. Só assim, por meio de testes saberemos que os desenvolvedores realmente estavam certos em suas afirmações sobre a experiência dos fãs de vídeo games nos jogos ou não. Mas uma coisa é certa, os estúdios vivem disso e ao menos eles tem uma certa noção do que o seu público gosta.

FPS e teraflops não é tudo para se ter uma boa experiência de jogo

Não podemos esquecer que o objetivo dos consoles não é ter FPS ou teraflops e sim ter uma experiência sem igual ao jogar. Vide o Nintendo Switch fazendo sucesso, mesmo tendo um hardware consideravelmente mais fraco que seus concorrentes.

Qual é a sua opinião sobre a guerra entre consoles? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião. Não deixe de ler nossa análise sobre as especificações do Playstation 5 aqui.