Quando o Google revelou oficialmente o serviço de jogos baseado em nuvem Stadia em 2019, fomos informados de que haveria um nível premium chamado Stadia Pro - que custaria US$9,99 por mês e um nível gratuito chamado Stadia Base.

O Stadia Pro foi lançado juntamente com o serviço e o controle Stadia em novembro, mas nos meses seguintes, quase não ouvimos falar sobre o Stadia Base, a versão gratuita do serviço.

Tudo o que sabemos com certeza é que ele será lançado em algum momento de 2020. O Google segue sem se manifestar a respeito, mas depois de pesquisar nos arquivos da atualização mais recente do aplicativo Stadia, o pessoal do 9to5Google pode ter encontrado evidências de que o Stadia Base está sendo preparado para ser liberado para todos.

Diferença entre planos do Google Stadia
Diferença entre planos do Google Stadia

Atualmente, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo Stadia no Google Play, mas você só pode registrar uma conta se tiver um código da compra da Founder's Edition, Premiere Edition ou se tiver recebido um Buddy Pass.

Mas na nova atualização, o seguinte trecho foi encontrado, o que sugere uma maneira de se inscrever sem um código pago:

"Texto no botão que permite ao usuário pular o resgate de código e continuar com o fluxo de criação da conta.

Continue sem um código"

Você não apenas poderá criar uma conta sem pagar nada, mas também parecerá haver uma avaliação gratuita do Stadia Pro, que permitirá que qualquer pessoa faça um test drive do serviço premium por 30 dias.

Embora o Stadia não esteja disponível no Brasil, não há dúvida de que muitos jogadores vão querer ver o que estará disponível na versão Base do serviço.

Contudo isso pode aumentar o fluxo nos servidores do Google e é por isso que outro trecho na atualização revela que haverá um limite para o número de contas gratuitas que podem ser registradas. Não está claro se isso é referente ao serviço como um todo ou a áreas específicas:

"Para oferecer a melhor qualidade de jogo para todos, limitamos o número de contas no Stadia. Atingimos esse limite, mas estamos trabalhando duro para criar espaço adicional na nuvem Stadia para que mais pessoas possam desfrutar do mesmo desempenho de jogo de alta qualidade. Verifique novamente no futuro a disponibilidade de novos jogadores."

A boa notícia é que você ainda poderá se inscrever se tiver um código. Esperamos que o Google faça um anúncio oficial sobre a Stadia Base em breve e que o serviço chegue logo ao Brasil para que possamos testar o mesmo.