Os consoles da próxima geração da Microsoft e da Sony chegarão até o final deste ano. Até lá, as empresas têm um certo tempo para fazer os ajustes finais para entregar um console com qualidade. Até o momento, sabemos que as desenvolvedoras de vídeo games não irão melhorar apenas o dispositivo em si, mas também seus controles.

O DualShock 4 já trouxe algumas melhorias com relação ao seu antecessor, o DualSchock 3. Houve a adição do touchpad, alto-falantes embutido, sensor de seis eixos de alta precisão etc. Entretanto, houve críticas com relação a estes recursos, dizendo que a maioria dos jogos não fazem uso deles.

Sabe-se que o gatilho adaptável ("adaptive triggers") controla de forma automática a mudança na resistência ao pressionar o botão

Ainda não temos imagens oficiais do novo DualShock 5 mostrando seu design final. Mas, alguns recursos e patentes estão podem ser encontrados online. De acordo com os relatos, o controle do Playstation 5 virá com "gatilhos adaptáveis" ("adaptive triggers") e "feedback háptico" ("haptic feedback"). Seguindo o que foi falado sobre o gatilho adaptável, sabe-se que é possível controlar de forma automática a mudança na resistência que é sentida pelo jogador ao pressionar o botão.

Imagem de patente do controle DualShock 5. Fonte: Gizchina
Imagem de patente do controle DualShock 5. Fonte: Gizchina

Segundo alguns especialistas no assunto, há especulações que dizem que a Sony poderá utilizar uma tecnologia chamada SoftMRF (Nano Magnetic Fluid ou Nanofluido magnético) da empresa Kurimoto Iron Works, no Japão.

Afinal, como seria o funcionamento do gatilho adaptável com nanofluido magnético no Dualshock 5 do PS5?

O nanofluido magnético é um fluido que possui a propriedade de alterar sua viscosidade conforme é aplicado um campo magnético sobre ele. Ao controlar a intensidade do campo magnético, é possível ter pouca resistência ou muita resistência ao pressionar o gatilho do controle. Para isso ser possível, o fluido contém nanoparticulas com boa capacidade para controle e desempenho em sedimentação e durabilidade, além de um a boa velocidade de resposta.

Já existem diversos brinquedos que se utilizam do nanofluido magnético, entretanto há também inúmeras possibilidades de aplicação para o campo da engenharia. Há alguns anos, a Sony, chegou, inclusive, a lançar alto-falantes com fluido magnético.

Houve relatos recentes dizendo que o DualShock 5 terá uma patente semelhante ao sensor de saúde da Nintendo, que é capaz de medir o pulso e a transpiração do jogador.

Fonte: gizchina