Para fãs do universo de Saint Seiya, ou Cavaleiros do Zodíaco por aqui, e para jogadores de RPGs por turno e com sistema de gatcha, Saint Seiya: Awakening é um game mobile completo e satisfatório. Se trata de um jogo para qualquer idade e que traz consigo ótimos gráficos, dublagem em japonês com as vozes originais dos personagens do anime e também um sistema bem feito de batalha, com inúmeras estratégias tanto PvE quanto PvP.

É um jogo mobile relativamente pesado, porém com configurações que permitem redução de FPS e de qualidade gráfica para smartphones menos potentes. A trilha sonora também é importada do anime, mas com algumas adições próprias não muito memoráveis.

O jogo é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Existe, porém, sistema de compras dentro do App. O jogo também está disponível em uma grande quantidade de línguas, inclusive português, facilitando e muito o entendimento dos textos das habilidades dos campeões, algo muitas vezes complexo.

Review: Saint Seiya Aweking, bom PvP, mas repetitivo.

Se você não é fã de Saint Seiya, pode ser divertido mas é difícil engajar. Se você é fã, mas não gosta de PvP, o jogo é apenas monótono e repetitivo. O sistema de gatcha e os personagens podem animar, mas é no PvP no game que realmente é divertido.

Sistema de "Gatcha"

Tela de gatcha, cada constelação representa um cavaleiro e existem 3 variações de gemas, onde apenas a avançada e RA podem resultar em classe S+
Tela de gatcha, cada constelação representa um cavaleiro e existem 3 variações de gemas, onde apenas a avançada e RA podem resultar em classe S+

Para se conseguir cavaleiros, você depende da sorte e da quantidade de gemas de invocação que você tem. Os cavaleiros são invocados aleatoriamente a partir dessas gemas, o famoso sistema de gatcha onde você pode dar sorte de conseguir classes superiores como S e SS ou encher seu inventário com classes B. Esse sistema é bem famoso e comum, principalmente em jogos mobile e asiáticos. É um sistema que depende da sorte, mas que gera nos jogadores um sentimento de entusiasmo quando se ganha um novo personagem de classe alta. Também é um sistema que incentiva muito as compras dentro do app, uma vez que você pode investir todos seus recursos para tentar pegar algum personagem em específico e simplesmente não conseguir. Quando sem gemas de invocação, há a possibilidade de se comprar mais com dinheiro real e o jogo por si só oferece as vezes ofertas relâmpago de 10 gemas por preços muito mais baixos do que o convencional. Não se trata de um jogo pay-to-win, mas gastar nele aumenta suas chances de conseguir os personagens que quer. No final das contas, o que mais vale é a estratégia e a mais típica e velha sorte.

Outro fator positivo no game é que qualquer personagem de qualquer classe no game pode ser útil. Dentro do PvP ou mesmo PvE, os jogadores mais fortes utilizam com frequência classes B no seu time, ou seja, todo mundo realmente pode ser útil e não ter um classe S não implica em fraqueza. Tudo depende da composição do seu time e das combinações das habilidades dos cavaleiros.

Sistema de luta

Batalha PvE contra um Boss
Batalha PvE contra um Boss

Tanto no PvE quanto no PvP o sistema de luta é por turnos, cuja ordem de ação segue a velocidade de cada cavaleiro, da maior para a menor. Existem também claras estratégias para enfrentar bosses PvE, dungeons, modo história e também o PvP. No começo não existem muitas possibilidades de criar múltiplas estratégias e combos entre seus cavaleiros justamente por se ter poucos cavaleiros. Porém, o jogo oferece um sistema de quests diárias com muitas recompensas. Não é difícil conseguir coisas sem ter que gastar dentro do game, o que o torna mais justo do que muitos outros do gênero. Porém, quem gasta obviamente terá vantagens. Mas no final das contas, o tempo investido e a sorte são quem ditam a força de cada player.

Cada cavaleiro possui até 4 habilidades, podendo ser ativas ou passivas. Cada um deles também possui mecânicas diferentes e se encaixam em composições. A estratégia por trás das lutas está sempre na composição do time, não na qualidade dos cavaleiros. Existem composições para PvE e para PvP, e de início o foco obrigatório é no PvE, mas é o PvP que mantém o game interessante com o tempo.

Belos gráficos e animações

Inventário de campeões de close no modelo 3D do Shaka de Virgem
Inventário de campeões de close no modelo 3D do Shaka de Virgem

Em comparação a demais games mobile e a demais game de Saint Seiya, Awakening tem seu mérito visual. As habilidades vêm com boas animações, algumas até mesmo com curtas cinematics típicas de skills ultimate no vídeo games e que lembram as famosas animações de ataque dos animes. Principalmente para fãs do universo, o visual do game é um grande ponto positivo. O único ponto negativo é que não se trata de um jogo que roda em qualquer celular.

É necessário no mínimo 2GB de memória RAM e um processador de quatro núcleos ou mais para se ter uma experiência plena e desfrutar dos gráficos, enquanto menos que isso pode gerar baixíssimo FPS, travamento dentro do game e até mesmo crashes. Seu celular irá esquentar, tenha em mente isso.

Repetição

Ai entramos no ponto central que evolve jogar Saint Seiya: Awakening por alguns meses. O modo história não é nada especial ou empolgante, é apenas um modo para se ganhar boas recompensas e subir de nível mais rápido. O que é empolgante no jogo é a competitividade PvP e, como em qualquer RPG, ficar mais e mais forte.

Para isso é necessário juntar recursos e para isso é necessário grinding, ou seja, repetir dungeons múltiplas vezes. Existe um sistema de vigor, ou energia, que é consumido para se entrar nas dungeons ou qualquer mapa. No final das contas, tudo é uma sequência de lutas. Não há exploração alguma e nem mapa, apenas lutas, e é isso a proposta do game no final das contas. Lutas por turno estratégias com times formados por cavaleiros de Saint Seiya. De fato, não é para todo mundo, mas para quem gosta do gênero e também é fã de PvP, Saint Seiya: Awakening é diversão garantida para muito tempo.

Evento temático vigente no momento
Evento temático vigente no momento

Mas, justamente pensando nessa repetição, o game promove eventos diversos com novos personagens e temas diferentes constantemente. Isso torna o jogo um pouco mais chamativo e menos monótono de maneira geral, enquanto o PvP do game é sempre o mesmo e que sempre promove a necessidade de atualizar e fortalecer seu time.

Conclusão:

Não é um jogo difícil de se entender, até mesmo porque as muitas funcionalidades dentro dele são liberadas aos poucos conforme se vai avançando de nível. É um jogo complexo que exige leitura das habilidades de cada campeão e a formação de estratégias para compor times com sinergia e dedicados a tarefas específicas, como o PvP, dungeons ou modo história.

Possui belíssimos gráficos, dublagem com vozes originais dos personagens, constantes eventos e não é pay-to-win. O maior ponto positivo do game é o PvP ranqueado e o sistema constante de fortalecimento do time. Enquanto o maior ponto negativo é sua repetitividade. Pelo menos há opções de farm automático em dungeons para deixar seu celular rodando o game no automático enquanto se faz alguma outra coisa.

Se trata de um jogo satisfatório de início mas pode não ser para todos, porém, é com certeza especialmente engajador para fãs do universo de Saint Seiya, uma vez que já existe uma vasta quantidade de personagens disponíveis e em múltiplas versões. No final, todos podem ter a chance de usar algum personagem que gosta e de encaixá-lo em um time. Porém, pode ser frustrante não conseguir usar dois ou mais personagens que se gosta juntos devido à falta de sinergia ou incompatibilidade de seus kits de skills. Mas, isso é de se esperar de qualquer jogo do gênero e ainda existem alguns personagens que possuem mais de uma versão com habilidades muito diferentes entre si, portanto, ainda pode ser possível fazer um time que se gosta no final das contas e sempre se pode esperar por novas adições de personagens que acontecem quase que mensalmente.