O surto do coronavírus vem dominando cada vez mais as manchetes de sites, revistas e jornais. Há cientistas em diversas partes do mundo no momento correndo atrás de descobrir o que influencia na transmissão e como ela ocorre para obter alguma solução para brecar o surgimento de mais casos. A situação está tão séria que por motivos de segurança a desenvolvedora do jogo Plague Inc., publicou um comunicado em seu site para informar seus jogadores a respeito da correlação errônea de seu game com a epidemia que está ocorrendo.

Jogadores correlacionam o coronavírus com o jogo Plague Inc. de forma errônea

O game Plague Inc. consiste em dar para o jogador a opção de escolher um tipo de patógeno (bactéria, vírus, fungos, parasitas, prio, nano-virus e arma biológica) para em seguida elaborar estratégias para evoluir os sintomas, transmitir a enfermidade e evitar com que as ações realizadas pelos governos e cientistas tenham sucesso. O objetivo final é a exterminação dos humanos por completo da terra. Pensando em todo o processo, há players que estão correlacionando o coronavirus com o título desenvolvido pelo estúdio Ndemic Creations, achando que o jogo poderá dar pistas sobre como a doença irá se espalhar pela China e pelo mundo afora.

Imagem mostrando tela do jogo Plague Inc. Fonte: ndemiccreations
Imagem mostrando tela do jogo Plague Inc. Fonte: ndemiccreations

Entretanto, a Ndemic Creations alerta que Plague Inc. é apenas um jogo, não uma metodologia científica para controle ou dispersão de patógenos como o coronavírus. A desenvolvedora diz que sua intenção foi criar um game que fosse informativo e realista, sem ser sensacionalista ao simular ocorrências de epidemias do mundo real que exigem muito mais conhecimento do que os jogadores pensam.

Situação atual do coronavírus no mundo

De acordo com o relatório da WHO, o coronavírus atualmente está com 2741 casos confirmados na China com 5794 suspeitos, 461 severos e 80 mortes. Fora da China houve 37 casos confirmados em 11 países (Japão, Coreia, Vietnan, Singapura, Australia, Malásia, Tailândia, Nepal, Estados Unidos, Canada e França).

Casos do Coronavirus no mundo. Fonte: WHO
Casos do Coronavírus no mundo. Fonte: WHO

A necessidade da leitura de sites de saúde que contenham informações confiáveis e de fácil compreensão

A desenvolvedora de Plague Inc. recomenda que os jogadores acessem sites que contenham informações confiáveis de saúde como o site do CDC (Centers for Disease Control and Prevention ou Centros de controle e prevenção de doenças) e da WHO (World Health Organization ou Organização mundial da Saúde). Nesse sentido é interessante falar que no final do ano de 2016 houve o lançamento do selo Sergio Arouca, que consiste em atestar que determinado site que trata sobre saúde é considerado compreensível para qualquer pessoa e possui informações confiáveis, podendo ser recomendado e se tornar referência em informações sobre o tema no país. O selo foi idealizado pelo professor doutor André Pereira Neto, coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) localizada na Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro.

Fonte: ndemiccreation