A situação com a epidemia de coronavírus na China vem aumentando, o novo vírus já matou cercad de 81 pessoas na China e parece estar se espalhando por todo o mundo.

Os últimos acontecimentos fizeram a OMS determinar que o coronavírus é um "risco global". O governo chinês está lutando para descobrir mais sobre o vírus e tratar os pacientes afetados pela doença.

Empresas locais de smartphones como Xiaomi e Huawei anunciaram medidas para ajudar o governo a lidar com o novo vírus. Agora, a Xiaomi anunciou manterá suas lojas físicas espalhadas por várias cidades da China fechadas.

O fechamento entrará em vigor a partir de 29 de janeiro. De acordo com o comunicado, as lojas serão reabertas na segunda-feira, 3 de fevereiro. Este foi um comunicado de imprensa da gigante da tecnologia hoje cedo.

A Xiaomi afirma que a medida é necessária para auxiliar o trabalho de prevenção e controle de epidemias na China. Afinal, o surto de coronavírus é atualmente um problema gigantesco na China.

Ainda não há muitas respostas sobre como o vírus está se espalhando entre as pessoas. Portanto, é melhor evitar o contato direto com pessoas possivelmente infectadas. Afinal, relatórios recentes indicam que o vírus pode infectar pessoas antes que os sintomas apareçam.

Você pode conferir o comunicado de imprensa da Xiaomi abaixo:

Comunicado da Xiaomi
Comunicado da Xiaomi

O comunicado informa que...

Afetados pela situação epidêmica, a fim de cooperar com os governos em todos os níveis para fazer um bom trabalho na prevenção de epidemias, responder de maneira abrangente e ativa às políticas e medidas nacionais e também para a saúde de sua família e amigos ao nosso redor, nós cuidadosamente decidimos:

1. A xiaomi house em todo o país será fechada de 28 de janeiro de 2020 (quarto dia) a 2 de fevereiro de 2020 (nono dia). Ela retomará as operações em 3 de fevereiro de 2020 (10º dia) e será notificado separadamente se houver algum ajuste.

2. Se você precisar comprar produtos, adquira-os no site oficial da xiaomi ou no aplicativo xiaomi mall. A logística será entregue normalmente. Devido aos feriados, a logística tem um pequeno atraso. por favor nos perdoe.

3. Se você precisar de serviço pós-venda, disque 4001005678. a xiaomi fornecerá serviço postal gratuito após a venda.

Embora o período seja relativamente pequeno, apenas 4 dias, o procedimento faz parte do controle de epidemias.

Outras questões foram levantadas sobre a epidemia, inclusive a grande dúvida ainda permanecesse, o coronavírus, pode de alguma forma ser transmitido através do contato de objetos? Por quanto tempo? De que forma? Essas perguntas ecoam na cabeça de todas as pessoas que aqui no Brasil tem o costume de importar produtos da China e que agora estão com receio de receber seus produtos por aqui.

Ainda não temos informações sobre os procedimentos adotados pela Receita Federal no recebimento dos produtos importados em suas centrais de fiscalização.