Emular consoles no PC é uma das maneiras que encontramos de reviver experiências de aparelhos já ultrapassados ou que simplesmente não conhecemos. Mas isso nem sempre é fácil de fazer, por isso trazemos um tutorial de como emular corretamente o portátil Nintendo 3DS em seu computador, possibilitando jogar jogos de Pokemon, Zelda e outras grandes franquias que nunca chegaram a outras plataformas.

Para isso, precisaremos do mais estável e funcional emulador da atualidade, o Citra Canary, que não requer um computador muito potente para operar com bom FPS e qualidade gráfica. Com um simples processador dual-core 1.8 GHz, 4GB de memória RAM e uma placa de vídeo integrada Intel Graphics já podemos fazer o Citra rodar igual ao 3DS.

Como emular Nintendo 3DS no PC

Veja agora nesse passo a passo como emular o Nintendo 3DS no PC.

1- Baixe o Citra e instale - https://citra-emu.org/

2- Abra o emulador (é o arquivo citra-qt.exe).

Assim que abrir o emulador, é necessário selecionar uma pasta de roms de games, nessa pasta você deverá jogar os arquivos de games e o Citra poderá identifica-los para rodar no emulador. Todas roms precisam estar decodificadas, ou decrypted.

Na pagina inicial, escolha já uma pasta para guardar as roms e também se tornará seu acesso fácil para iniciar os games
Na pagina inicial, escolha já uma pasta para guardar as roms e também se tornará seu acesso fácil para iniciar os games

No menu "Emulação / Configurar" em "Geral" você poderá alterar a região do emulador para se adaptar a cada rom, ou seja, uma rom USA deverá ser jogada na região USA para funcionar corretamente. O "Limit Speed Percent" deverá ficar em 100% para o jogo não rodar em uma velocidade menor do que a pensada originalmente para o 3DS. É possível desligar o limite para que o jogo rode até mesmo mais rápido do que o padrão ou ajustá-lo propositalmente para mais lento se isso te beneficiar dentro do game, por exemplo.

Em "Interface" é possível customizar o idioma no emulador e selecionar temas, como um escuro. O emulador pode travar, porém, se você trocar de tema enquanto roda um game. Em "Sistema", você pode mudar seu nome de usuário assim como o do 3DS físico, suas informações pessoais, localização modo de som e outras funcionalidades.

Diretório dos saves

Mas independentemente das configurações, você já está pronto para iniciar seu game a partir de uma rom de 3DS. Para isso, é possível já começar a jogar a partir de um save data novo ou continuar a jogar por um já existente. Mas você terá dificuldades em encontrar uma pasta facilmente identificável com seus saves, o diretório correto é %AppData%/Citra/sdmc/ (ou C:Users"Seu usuário"AppDataRoamingCitrasdmc). Haverá uma pasta chamada "Nintendo 3DS" e funciona exatamente igual ao cartão de memória de um 3DS real.

Abra a pasta "Nintendo 3DS" e vá abrindo as pastas internas até achar a pasta "title" e depois "00040000". Ali dentro, cada pasta será o save de um jogo. Você pode apagar a pasta desejada caso queira recomeçar um jogo, ou fazer uma cópia de backup.

Essa será sua pasta de save do primeiro jogo. Verifique o surgimento de novas pastas conforme vai adicionando mais roms
Essa será sua pasta de save do primeiro jogo. Verifique o surgimento de novas pastas conforme vai adicionando mais roms

Através da tela inicial do Citra, na lista de jogos, basta clicar com o botão direito em cima de algum jogo e escolher "Abrir local dos dados salvos". Isso te levará direto para a pasta correta com o save. Um save direto de um 3DS pode ser acessado pelo emulador também se você passar o arquivo do cartão de memória para o diretório do Citra no PC.

Jogando multiplayer pela internet

O Citra permite ainda emular o sistema multiplayer dentro dos games através da internet. Para isso, existe um botão no canto inferior do emulador. Assim, é possível trocar pokemon, por exemplo, basta que outro usuário esteja jogando o mesmo jogo.

Clique no canto inferior direito para acessar salas criadas e para criar uma sala multiplayer
Clique no canto inferior direito para acessar salas criadas e para criar uma sala multiplayer

É possível criar salas privadas ou públicas para hospedar conexões, ou entrar em uma já existente. Usuário utilizam essas salas com nomes específicos para orientar quem entra. Por exemplo, salas especiais para trocas, batalhas, dungeons e afins.

É importante salientar que os roms de games de 3DS podem ser conseguidos extraindo o jogo do cartuxo original, mas o processo não é simples. Encontrar roms de games online implica em pirataria e você não está pagando pelo game em si. A decisão é de cada usuário, mas apenas roms (originais ou não) decodificados podem ser acessados pelo Citra. Existem aplicativos que fazem essa decodificação ou é necessário algum conhecimento de programação para extrair o código correto do rom.

Citra é o emulador mais estável e promissor de Nintendo 3DS para PC, mas pode não ser tão simples de usar. Por isso, espero que esse tutorial tenha sido útil e lhe permita reviver alguns jogos do passado.