Após o Ask Me Anything (AMA) que ocorreu ontem no Reddit, onde os funcionários do Google responderam a algumas perguntas sobre o novo console da empresa que será lançado em breve, a companhia atualizou suas páginas adicionando detalhes sobre a compatibilidade do vídeo game com controles de terceiros.

Em sua estreia, infelizmente, a única maneira de jogar nas TV é utilizando um Chromecast Ultra com o Stadia Controller. O usuário poderá desfrutar dos jogos via Wi-fi, cumprindo todo o potencial disponível, conectando-se diretamente aos servidores Stadia. Nos smartphones Pixel, a ligação USB é necessária, pois não existe suporte para Bluetooth.

O DualSchock 4 e o Xbox Adaptive Controller suportam "conectividade USB e Bluetooth" no Desktop e no Pixel. Embora haja compatibilidade com o controle do Xbox, existem vários problemas relacionados ao botão "home":

  • O botão "Home" do Xbox Adaptive Controller não é suportado no Android, Linux ou ChromeOS.
  • O botão "Home" dos controles do Xbox no Windows pode abrir a barra de jogos do Windows quando pressionado e, portanto, não é suportado pelo Stadia no Windows.
  • O Bluetooth para controles sem fio do Xbox One não é suportado no Linux.
Tabela de compatibilidade dos controles com a TV, navegador Chrome e smartphone Pixel. Fonte: 9to5google
Tabela de compatibilidade dos controles com a TV, navegador Chrome e smartphone Pixel. Fonte: 9to5google

O controle Switch Pro Controller possui suporte para USB e Bluetooth no navegador Chrome no desktop, mas não no Android 9. Existem relatos que o acessório teria funcionado no Android 10 (esperamos que sim).

O Google também forneceu uma tabela de compatibilidade mais detalhada mostrando como os controles de terceiros irão funcionar nos diversos sistemas operacionais.

Tabela mostrando a compatibilidade dos controles de terceiros nos diferentes sistemas operacionais. Fonte: 9to5google
Tabela mostrando a compatibilidade dos controles de terceiros nos diferentes sistemas operacionais. Fonte: 9to5google

Fonte: 9to5google