O laboratório responsável por realizar pesquisas sobre inteligência artificial (IA), o DeepMind, revelou que seu programa AlphaStar mostrou que o jogo StarCraft II realizou avanços com seu sistema de IA, sendo capaz de vencer 99,8% dos jogadores que desafiaram a "maquina". Os resultados gerados pelo software da empresa administrada pela Google estão sendo gravados e estudados com a finalidade de futuramente implementar algum parâmetro em veículos autônomos e robôs.

A máquina de Star Craft II é treinada através de replays e estratégias antes de entrar na partida online contra algum usuário. Para enfrentar o sistema inteligente do jogo, basta habilitar a função no menu do game. Entretanto, há algumas limitações para enfrentá-lo, ele é treinado para jogar com três raças, a humana Terra e as alienígenas Protoss e Zerg.

As ações do "computador" do jogo são ilimitadas, conseguindo registrar 22 ações não duplicadas a cada 5 segundos de jogo, com o objetivo de nivelar seu desempenho com o do jogador. No começo, o DeepMind disponibilizava todo o mapa para o seu sistema de IA, porém, no meio do ano, a visão da máquina passou a ser limitada de acordo com a exploração, assim como ocorre para os jogadores. Durante o período, a AlphaStar alcançou o nível de grão-mestre, considerado o patamar mais alto do game.

Gráfico mostrando os níveis de Starcraft II e indicando até onde a AlphaStar chegou. Fonte: starcraft2
Gráfico mostrando os níveis de Starcraft II e indicando até onde a AlphaStar chegou. Fonte: starcraft2

No mês de janeiro, o sistema do jogo conseguiu a vitória sobre 10 jogadores profissionais, entretanto acabou perdendo para Grzegorz "MaNa" Komincz, porém é provável que isso mude de acordo com o machine learning do software. De acordo com os resultados parciais da pesquisa, apenas 0,2% dos jogadores foram capazes de vencer a máquina.

O que achou dos dados expostos sobre o jogo StarCraft II disponibilizados pelo DeepMind? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: starcraft2