No começo do mês foi publicado um vídeo onde foi feito uma simulação de uma tempestade que chamou a atenção de muitos por se aproximar muito da realidade. Publicado pelo usuário koooolalala no YouTube, a simulação utilizou-se do motor gráfico Unreal Engine na versão 4.23, desenvolvido pelo estúdio Epic Games.

Pode parecer, para muitos, que a simulação feita no vídeo requer a utilização de uma máquina muito potente, porém não é o que ocorre. O motor gráfico desenvolvido pela Epic Games consegue proporcionar um bom desempenho até com chips gráficos e processadores de gerações passadas. No caso da tempestade publicada no vídeo, que possui vários objetivos em movimento e colisões, foi utilizado uma VGA Nvidia GTX970 e mesmo assim o desempenho chega a ser impressionante de se ver, pois não há padrão nenhum no movimento dos objetos.

Entretanto, um ponto importante de se salientar é o fato de a simulação carregou somente o necessário para preencher toda a área que foi mostrada. Para realizar esta simulação, foi utilizado no cenário 20 árvores, com 7 mil polígonos cada, sem LOD, e 100 arbustos com 6000 polígonos. Utilizando a placa gráfica citada acima foi alcançado uma taxa de frames por segundo entre 35 e 60.

Imagem da simulação da tempestade. Fonte: koooolalala
Imagem da simulação da tempestade. Fonte: koooolalala

Segundo o autor do vídeo, embora pareça surpreendente o resultado, a cena não está otimizada, podendo melhorar mais ainda através de otimizações e uma configuração de hardware melhor. No caso desta simulação, as animações ocorreram em tempo real, caso fosse movimentos pré-determinados, seria possível ganhar mais desempenho ainda. Ou seja, para desenvolver jogos com uma qualidade descente, não é necessário ter um computador com hardware de última geração, com peças topo de linha.

Fonte: tweaktown