Na atualização do mês de outubro, disponibilizada pela Microsoft, para o seu console, Xbox One, foi aprimorado o controle dos pais proporcionando mais opções de restrições e como elas serão realizadas. Com esse update, é possível agora limitar o tempo de uso por aplicativo ou jogo. Além desta nova função, foi ampliado também a abrangência do controle para o PC (com sistema operacional Windows 10) ou smartphone com SO Android com o app Microsoft launcher.

Antes desta atualização, os pais já tinham a possibilidade de controlar o tempo de utilização do console pelas crianças, porém a diferença é que agora o controle será definido por aplicativo. Dessa forma, o filho poderá, por exemplo, jogar Minecraft por 1h e ao mesmo tempo poderá ter 2h para assistir a animações (desenhos animados) no serviço de streaming Netflix. Será possível definir tais limites para qualquer conta vinculada ao grupo familiar da Microsoft.

É interessante notar que como os limites de tempo de uso impostos pelos pais nos aplicativos vale não só para o console, mas para o Windows 10 e Android, de nada adiantará os seus filhos tentarem mudar de dispositivo na tentativa de ganhar mais tempo de uso, pois o tempo continuará a ser contato como se eles estivessem utilizando o mesmo dispositivo (esse é o poder da nuvem).

Imagem ilustrativa. Fonte: neowin
Imagem ilustrativa. Fonte: neowin

Essa funcionalidade será muito útil para os pais, pois atualmente as crianças estão cada vez mais presas aos tablets, celulares e vídeo games, deixando de se alimentar devidamente, de brincar na rua, de interagir com outras pessoas, entre outras atividades sociais. Ou seja, utilizar uma ferramenta como essa pode fazer com que a criança "acorde" e passe a olhar para outras coisas, aproveitando melhor a vida.

Lembrando que caso a criança tente baixar algum aplicativo ou download no telefone ou tablet, é possível ativar o controle dos pais na Play Store (loja de apps do Android), que bloqueia o download ou compras com base no nível de maturidade. É possível definir qual conteúdo será acessado, para quais dispositivos serão aplicadas as restrições e uma autenticação (senha) para realizar alguma ação.

Fonte: The Verge