O jogo mobile Mario Kart Tour está sendo o maior fenômeno de sucesso atualmente entre os jogos mobile e é se tornou maior game, para celulares, que a Nintendo já desenvolveu. Em sua primeira semana, de acordo com o site sensortower, o título voltado para celulares atingiu o número de 90 milhões de downloads, sendo 53,5 milhões feitos na Play Store (Android) e 36,5 milhões realizados na App Store (iOS).

Gráfico com o numero de downloads de cada jogo da Nintendo. Fonte: sensortower
Gráfico com o numero de downloads de cada jogo da Nintendo. Fonte: sensortower

Nostalgia

A primeira coisa que pensei ao baixar o jogo foi o fator nostalgia, pois foi um dos jogos que marcaram a minha infância (que jogo da Nintendo que não marca a infância?). Mario Kart é um jogo que fez sucesso desde o console Super Nintendo (SNES), que foi meu primeiro console. O título poderia até parar por aí que ficaria eternizado em minha mente e na de muitos, mas acabou se tornando uma franquia e apareceu nos consoles seguintes da desenvolvedora de jogos japonesa.

Cena do jogo Super Mario Kart no console Super Nintendo (SNES). Fonte: Nintendo
Cena do jogo Super Mario Kart no console Super Nintendo (SNES). Fonte: Nintendo

Apesar de haver mudanças em Mario Kart ao longo de suas gerações, passando por diversos consoles como, por exemplo, Nintendo 64, Game Cube, Nintendo Wii e por último, o atual vídeo game da Nintendo, o Switch, o jogo não mudou drasticamente sua mecânica em momento algum e mesmo assim manteve seu sucesso. A Nintendo fez isso com diversos jogos seus, por provavelmente querer manter a sensação de diversão que seus jogadores tiveram no início.

Gráficos

Os gráficos de Mario Kart Tour são básicos comparado a atual geração do título para o console Nintendo Switch e até a outras gerações passadas de consoles anteriores, não há como negar. Porém, qual é a fórmula da Nintendo mesmo? Nunca foram os gráficos. Basta ver os consoles dos concorrentes Sony e Microsoft. O foco aqui é a diversão, o enredo, a interação, a arte.

Mario Kart 8 (esquerda) vs Mario Kart Tour (direita). Fonte: Cycu1 (YouTube)
Mario Kart 8 (esquerda) vs Mario Kart Tour (direita). Fonte: Cycu1 (YouTube)

Além do citado acima, se pararmos para analisar os diferentes níveis de smartphones do mercado, com capacidades gráficas ruins, boas e excelentes, como a Nintendo faria para que todos pudessem jogar a sua criação? Justamente disponibilizar um game que possui gráficos bonitos e ao mesmo tempo não exija tanto poder de processamento gráfico do chipset dos celulares.

Jogabilidade

Obviamente, jogar Mario Kart Tour não lhe dará a mesma experiência comparado ao que se tem utilizando o controle de um console. Entretanto, a Nintendo conseguiu implementar os comandos, através da utilização dos dedos, de forma bem eficiente a meu ver. Caso você já tenha experiência com outros jogos da franquia Mario Kart, terá certa facilidade em entender a mecânica do game mobile, adaptando-se com mais facilmente aos comandos no celular (se não, demorará mais um tempinho, mas creio não ser nada "de outro mundo").

Imagem ilustrativa. Fonte: 9to5mac.
Imagem ilustrativa. Fonte: 9to5mac.

Após jogar por quase duas semanas, posso dizer que a jogabilidade de Mario Kart está sendo uma experiência um tanto quanto interessante e divertida, além de nem um pouco desgastante.

Microtransações

O Sistema de microtransações de Mario Kart Tour infelizmente é voltado para o sistema pay-to-win. Se a pessoa estiver disposta a pagar e tiver dinheiro disponível, ela terá uma vantagem considerável pois terá a sua disposição veículos melhores, planadores melhores, personagens que dão mais bônus na fase, entre outras vantagens.

Imagem do jogo Mario Kart Tour. Fonte: Vitor Valeri
Imagem do jogo Mario Kart Tour. Fonte: Vitor Valeri

Entretanto, em minha experiência, é possível sim jogar sem gastar um centavo e mesmo assim se divertir com o jogo. O game permite que você ganhe "rubis" e "moedas de ouro" completando missões do dia, ganhando insígnias, conseguindo boa colocação em certos campeonatos, além de lhe dar um bônus diário por acessar o aplicativo todos os dias. Há também bônus por fazer trilhas de três insígnias nas tabelas de categorias (como um "jogo da velha").

Imagem do jogo Mario Kart Tour. Fonte: Vitor Valeri
Imagem do jogo Mario Kart Tour. Fonte: Vitor Valeri

Conclusão

Indico de olhos fechados Mario Kart Tour para qualquer público, pois mesmo que a pessoa nunca tenha jogado nenhum game da franquia, ela ficará encantada com sua mecânica durante as corridas, seus personagens carismáticos e suas falas de efeito. Enfim, um jogo cheio de surpresas, diversos itens e veículos bem diferentes!