Desde o ano passado a Sony vem hesitante com a ideia de permitir que os usuários do seu console, Playstation 4, se conectem a outras plataformas como Nintendo Switch e Xbox One. Entretanto, devido a força do mercado, de seus concorrentes e dos desenvolvedores, a empresa havia iniciado a fase beta da implementação da "cross-platform multiplayer". Agora, segundo o site Wired, a funcionalidade saiu recentemente da fase beta e já está disponível para os desenvolvedores de jogos utilizarem a ferramenta.

Em 2018, a Nintendo e a Microsoft chegaram a fazer diversos acordos, quebrando a "barreira da exclusividade", compartilhando games de alto nível. Porém, a Sony parece possuir um pensamento conservador e segurou o máximo que pode para ceder ao cross-play. Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, disse em entrevista para o site Wired que a empresa necessita continuar pressionando a Playstation e suas funcionalidades para que seja possível a sobrevivência da plataforma na próxima geração de consoles.

O histórico de sucesso da plataforma incumbente da próxima vez não é excelente. Portanto, o principal impulso da minha energia executiva é evitar a complacência.

Imagem ilustrativa. Fonte: nintendoenthusiast
Imagem ilustrativa. Fonte: nintendoenthusiast

Em sua fase beta, a Playstation chegou a incluir jogos como Fortnite e Rocket League, provando que é possível realizar o cross-play sem prejudicar a plataforma. Outro jogo a entrar para a lista de games com a funcionalidade é Call of Duty: Modern Warfare, que será lançado dia 25 deste mês na plataforma.