A desenvolvedora Take-Two Interactive declarou recentemente que não crê que os jogos independentes podem ou são uma ameaça às grandes franquias do mercado. Strauss Zelnick, CEO da distribuidora, durante o evento Goldman Sachs, afirma que títulos deste nível "não colocam pressão nos Grand Theft Autos do mundo".

Strauss ainda disse que "o cenário independente não traz mudanças para games grandes, que exigem equipes complexas e são desenvolvidos durante longos períodos de tempo". O empresário também pensa que os games atingem distintos mercados e não existe uma competição de forma direta entre estes tipos de produção.

"Não há evidência de que esse seja o caso. De fato, é o contrário: penso que está se tornando mais complexo, mais difícil e mais caro fazer títulos realmente top de linha. Não há um negócio de competição direta entre um título modesto e orçado de forma independente e um jogo grande da linha de frente de uma grande publicadora"

Imagem ilustrativa do jogo Grand Theft Audio V. Fonte: Rockstar Games
Imagem ilustrativa do jogo Grand Theft Audio V. Fonte: Rockstar Games

Mesmo dizendo isso, o CEO da Take-Two anda empolgado com o mercado independente (indie), ao ponto de investir para que bons projetos aconteçam. Exemplo disso é a Private Division, divisão da empresa ("selo") criada para ajudar na criação de produtores independentes pequenos como, por exemplo, The Outer Worlds (Obsidian) e Kerbal Space Program 2. Isso é bom tanto para a Private Division quanto para os desenvolvedores de projetos de jogos, pois a Take-Two possui alta capacidade para financiamento, além de uma vasta experiência em publicação de jogos.

A publicadora é responsável por Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, dois jogos com grande fama mundial, além de possuir direitos sobre alguns jogos de esportes e obras como Borderlands 3.

Fonte: tweaktown