Depois de meses esperando, o Pokémon Masters finalmente está disponível no Brasil! Mas você já verificou se o seu smartphone é compatível? Aqui está a lista de peculiaridades para garantir que a instalação do jogo seja aplicada nas plataformas disponíveis, e logo depois, um breve tutorial de como instalar o jogo em celular incompatível. Primeiro, observe que o Pokémon Masters só é suportado em telefones com processadores de 64 bits.

Muitas pessoas reclamam que o jogo Pokémon Marsters, quando tentado instalar, exibe uma mensagem de incompatibilidade.

A maior parte do problema "dispositivo não compatível com Pokémon Masters" está sendo enfrentada pelos jogadores que possuem smartphones mais antigos da Xiaomi, Samsung e Motorola.

Como saber se seu celular é compatível com Pokémon Masters?

Requisitos mínimos do Pokémon Masters

  • A versão mínima do sistema operacional para executar o Pokémon Masters no Android é 5.0 (Lollipop), lançada em 2014.
  • A versão recomendada pela DeNA (desenvolvedor do game) para Pokémon Masters no Android é 7.0 (Nougat), lançada em 2017.
  • Você precisará de pelo menos 2 GB de RAM para rodar o jogo.
  • Se você tem uma versão superior, geralmente pode se beneficiar do jogo. No entanto, a DeNA apontou que algumas versões mais recentes podem ter problemas e que a equipe de desenvolvedores está trabalhando nisso.
  • A DeNA lembra que as versões recomendadas são apenas indicativas e, portanto, não garantem uma estabilidade perfeita em todos os dispositivos compatíveis. Há relatos de problemas nos dispositivos Motorola.

Para descobrir se o seu smartphone Android é compatível, acesse diretamente a página do jogo no Android.

Página do Pokémon Masters na Google Play Store.

Se o seu dispositivo for compatível, você deverá ver o botão "Instalar". Se não aparecer esta opção, é porque o seu smartphone provavelmente não suporta o jogo.

Requisitos mínimos no iOS

  • A versão mínima do iOS para que o Pokémon Masters seja executado é o iOS 11.0 (lançado em 2017) ou superior.
  • Você precisará de pelo menos 2 GB de RAM para rodar o jogo.
  • Se você tem uma versão superior, geralmente pode se beneficiar do jogo. No entanto, a DeNA apontou que algumas versões mais recentes podem ter problemas e que a equipe trabalha para resolver isso.

Nota: Muitos dispositivos compatíveis parecem não conseguir acessar o jogo. Portanto, recomendamos que você baixe o APK do jogo, se este for o seu caso, até uma resposta oficial do DeNA - a equipe responsável pelo jogo Pokémon Masters.

Verifique se o seu dispositivo é 64 bits

O Pokemon Masters funciona apenas em dispositivos de 64 bits, portanto, esta é a primeira coisa a verificar. Se você possui um dispositivo de 32 bits, não poderá executar o jogo no seu smartphone, nem através do APK.

Como descobrir se o smartphone é 32 ou 64 bits?

  • Para verificar a arquitetura do seu Android (32 ou 64 bits), você pode o site WhatsMyOS através do seu smartphone, para obter informações sobre o sistema operacional.
  • O aplicativo CPU-Z pode informar se seu sistema operacional tem arquitetura de 32 bits ou 64 bits. Na aba do processador (SoC) você vai ver a quantidade de núcleos, a frequência, o uso e ainda informações sobre a GPU. Na primeira linha está especificada a arquitetura do processador: Se for x86 é 32-bits. Se for x64 é 64-bits.

A DeNA disse que está trabalhando em questões de compatibilidade com dispositivos de 32 bits, mas isso levará tempo.

Como instalar Pokémon Masters em celular incompatível?

Tente reinstalar o aplicativo da loja

Reinstalar o aplicativo da loja é uma boa ideia quando você tem o app instalado no celular, mas ele dá erro ao abrir.

Limpe o cache do seu dispositivo

Se seu smartphone tem todos os requisitos para rodar o jogo, mas você ainda está vendo o erro "Dispositivo não compatível" na sua Google Play Store, tente fazer uma limpeza de cachê.

1. Acesse as configurações do Android, vá em Aplicativos > Google Play Store e force a parada do aplicativo;

Aplicativos > Pokémon Masters > Forçar Parada
Aplicativos > Pokémon Masters > Forçar Parada.

2. Confirme a interrupção do aplicativo e volte na janela anterior (aonde você forçou a parada); Agora clique em Limpar cachê e confirme a limpeza;

Forçar Interrupção > Armazenamento > Limpar Cachê.
Forçar Interrupção > Armazenamento > Limpar Cachê.

3. Clique em desinstalar o aplicativo e confirme a instalação. Após, vá na página do Pokémon Masters na Google Play Store e baixe o app novamente.

Seu dispositivo pode não ter sido testado com o jogo

É difícil para os desenvolvedores testarem todos os dispositivos para um jogo, porque como você pode imaginar, existem muitos tipos diferentes de smartphones no mercado. Como tal, a loja de aplicativos pode estar apenas informando que seu aparelho não está em uma lista de smartphones compatíveis, portanto, não permite que você baixe o aplicativo.

Uma boa solução aqui é baixar o APK independentemente da loja. Você pode fazer isso acessando o link disponibilizado no tópico abaixo e baixando o APK de lá.

Lembre-se de que o download de arquivos como esse pode ser arriscado, e você precisará atualizar o APK à medida que uma nova versão for lançada.

Aliás, esse é o problema mais comum de erros no jogo quando é baixado por APK. Será um pouco chato ter que atualizá-lo a cada vez, pois você precisará fazer o download do novo APK quando ele for lançado.

Instale pelo APK

Se você realmente deseja jogar Pokémon no seu smartphone, pode instalar o APK. Para fazer isso, no entanto, você deve "aceitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas" nas configurações do seu smartphone em "Aplicativos".

Para mais informações, leia nosso tutorial Como instalar aplicativos através de APK em seu Android.

Acesse o LINK ABAIXO e clique no botão "Download - Freeware" para baixar a versão mais recente do jogo. Tudo o que você precisa fazer é instalá-lo no seu smartphone (de acordo com o tutorial disponível no LINK ACIMA).

APK Pokémon Masters (somente Android).

Trailer de Pokémon Masters