Pokémon é uma das maiores franquias que existem, e tem uma legião de apaixonados. E um dos títulos mais marcantes da saga foi o jogo mobile Pokémon GO, que foi um tremendo sucesso na época de lançamento. Mas um novo título foi lançado. Agora temos um jogo focado em lutas e treinadores, em vez dos próprios Pokémon. Estamos falando de Pokémon Masters.

Sendo um spin-off, ele não tem tudo o que é esperado de um jogo principal da franquia, mas cumpre o que promete: ação, luta e estratégia. Então, vamos falar sobre os prós e contras desta nova aventura Pokémon.

Um jogo centrado em ação

Se Pokémon GO é um jogo que busca exploração e contato com outros treinadores de Pokémon, Pokémon Masters parece completamente o oposto. Sua jogabilidade se concentra na luta e na experiência individual.

Aqui você não vai fazer uma grande coleção de Pokémon, mas vai procurar outros treinadores para se juntarem ao seu time com seu melhor amigo, e somente com esse melhor amigo. Assim você vai enfrentar tudo o que está por acontecer na ilha de Passio, a nova região a ser explorada, e que possui regras para combates Pokémon diferentes.

Ilha de Passio - Pokémon Masters
Ilha de Passio - Pokémon Masters
Para iniciantes, o estilo de Pokémon Masters é de três a três lutas. Cada treinador terá apenas um Pokémon, e o vínculo entre ele e seus companheiros de equipe será a chave para a vitória.

Cada treinador terá um ponto forte e um ponto fraco. Apenas uma qualidade e um defeito. Isso significa que, se um Pokémon do tipo planta é fraco para lutar contra um determinado tipo de Pokémon, será apenas para esse elemento e nenhum outro mais. Embora saibamos que o gelo também é super eficaz, isso não acontece em Pokémon Masters.

Cada dupla de treinadores Pokémon terá até quatro movimentos para desbloquear, gastando objetos espalhados ao longo do caminho, e nem todos necessariamente serão do Pokémon. Além disso, as duplas terão determinado um papel que geralmente é o agressor, o apoio ou a cura.

A luta busca ser rápida e em "tempo real". Ou seja, você tem uma barra de ação que será preenchida e que permite fazer os movimentos do Pokémon. Cada movimento terá um custo de barra de ação, e é compartilhado pelos três pares de Compis.

Por último, há um movimento especial chamado de "movimento compi" que é ativado quando você faz alguns movimentos na batalha. Geralmente é bastante feroz e ataca quase todos os inimigos do palco.

Movimento Compi - Pokémon Masters
Movimento Compi - Pokémon Masters

A luta na história ocorre em forma de ondas e fases. Isso permite escolher qual seção da história ou treinamento jogar e sem custo de energia, mas com um limite diário.

Existem cenários de todos os tipos. Alguns são de avanço automático, outros apenas de história e conversas, mas há outros em que você terá que conversar com as pessoas e explorar um pouco.

Um jogo bem estilo Pokémon

Todas essas lutas são realizadas após uma história que é muito Pokémon. Você chegará em Passio e começará a lutar para ser o melhor time de treinadores da ilha.

Através de cenas como se fosse um anime interativo, você verá como o seu protagonista se relacionará com o restante dos renomados treinadores de Pokémon. Brook, Misty, Azul ou mesmo Bruno, treinadores do Alto Comando, estarão esperando para te desafiar ou para se juntar à sua equipe.

Lutas - Pokémon Masters
Lutas - Pokémon Masters

A trama também nos leva ao Team Break, o inimigo número um dessa aventura. Eles não são diferentes das outras esquipes, mas são particularmente vaidosos. De resto, conversas simples, cheias de energia positiva e companheirismo ao máximo. O que é esperado de um jogo de Pokémon, nem mais nem menos.

Ao contrário do estilo de Pokémon GO, Pokémon Masters cuida muito da relação entre os jogos originais de Pokémon e o anime. A estética completamente conhecida ajuda a entrar no mundo dos Pokémons.

Além disso, o estilo do inimigo, o design dos treinadores, os cenários, a maneira de enfrentar as outras equipes, a música, enfim, tudo é uma recriação sublime dos jogos da saga principal. O jogo está cheio de personagens como nadadores, pokemaniacos ou "bandidos", típico da saga.

Em suma, a ambientação e imersão no mundo Pokémon é total. A trilha sonora é muito boa, e os designs, brutais. Mas, infelizmente, a velocidade e o ritmo do jogo não são tanto.

Um jogo lento

Após falar sobre os prós de Pokémon Masters, vamos falar, claro, dos contras. Existem algumas coisas que acabam atrapalhando a experiência, e aqui vamos citar principalmente a lentidão do desenvolvimento de jogo. Embora seja verdade que os combates com Pokémon geralmente não durem muito, seu desenvolvimento às vezes peca na velocidade.

A velocidade na qual a barra de ação é preenchida (e na qual pode-se fazer ataques) depende dos parâmetros de velocidade dos companheiros Pokémon. Mas geralmente é lenta demais. Além disso, há momentos em que o combate é mais lento, quando certas animações são feitas, mesmo em um smartphone poderoso.

Outra coisa irritante é que, ao escolher um cenário de combate no qual há duas vagas de treinadores, antes de chegar aos combates, o jogo coloca você em um cenário no qual você não pode fazer nada por alguns segundos. Após esse período, o treinador fala sua frase típica de treinador, e começará a luta.

Existem três animações antes de iniciar a luta, e se você escolher todas as opções, terá que esperar por uns 15 ou 20 segundos para começar. Em um jogo que visa funcionar rapidamente e com batalhas rápidas e curtas, é muito tempo para que uma batalha comece. E o pior é que no fim da partida o mesmo acontece novamente.

Também frustra a falta de personalização disponível. Embora existam muitos treinadores para escolher na aventura, não há a opção de escolher o Pokémon companheiro, nem mesmo de uma pequena lista. Existe apenas o Pikachu, pelo menos por enquanto.

Personagens de Pokémon Masters
Personagens de Pokémon Masters

Os treinadores também não são muito personalizáveis. Os movimentos que aprendem são poucos, e seus Pokémons só mudam para evoluir quando atingem um determinado ponto da história ou seu desenvolvimento. Suas melhorias consistem em aumentá-las ou aumentar sua classificação.

As moedas do jogo são as gemas, e são divididas em gemas normais e gemas pagas. Existem elementos, como promoções especiais, que forçam você a usar apenas gemas pagas, ou seja, você não pode usar as gemas ganhas no próprio jogo.

Isso deixa o jogo um pay-to-win bastante desequilibrado, às vezes encontrando treinadores que têm equipes bastante poderosas apenas porque pagaram, mesmo que você tenha ganhado mais partidas.

Obviamente, cada empresa é livre para desenvolver o jogo com o tipo de monetização que deseja. Mas nesses tipos de jogos é melhor para quem pode pagar mais, e não para quem joga melhor. Dar mais benefícios a quem paga (não em quantidade, mas em qualidade) do que quem joga melhor não é algo que incentive os jogadores a melhorarem.

Outro problema é que o modo história é curto, e as missões são muito repetitivas. Além disso, o fato da jogabilidade ser lenta, como falamos anteriormente, desagrada jogadores mais ansiosos. O modo multi é divertido, mas não é o principal modo, nem é algo que o próprio jogo proponha.

Vale a pena jogar Pokémon Masters?

Pokémon Masters é um jogo de ação e que busca combater, e não explorar ou interagir. Ele permite aprender um pouco mais sobre os treinadores graças a eventos, histórias individuais e a trama principal. Mas infelizmente esses eventos são muito isolados, e pouco contribuem para o jogo.

O interessante é a luta, tanto no modo multi como no modo individual. Treine seu Pokémon ou sua equipe, melhore o ataque e esteja preparado para enfrentar inimigos que exploram suas fraquezas. Por enquanto, o número de grandes personagens é limitado, embora bastante amplo. Seus pontos negativos são a lentidão e a maneira como eles fizeram a monetização.

Felizmente, ou infelizmente, ainda há um enorme espaço para melhorias. Pokémon GO não era um décimo do jogo que é quando foi lançado. Veremos sua evolução nos próximos meses.