A próxima geração do console da Microsoft, o Project Scarlett, contará com um processador Zen 2 e uma GPU Navi, conseguindo assim ser quatro vezes mais poderoso que o Xbox One X, conseguindo aproximadamente 24TFLOPS de potência. Com esse hardware "peso pesado" a Microsoft pensa em conseguir nativamente em resolução 4K e 60FPS em todos os seus jogos através do Scarlett.

Phil Spencer, chefe da divisão do Xbox, foi entrevistado pelo site Gamespot e disse:

"Eu acho que a área que realmente queremos focar na próxima geração é a taxa de quadros e a jogabilidade dos jogos. Garantir que os jogos carreguem incrivelmente rápido, garantindo que o jogo esteja rodando na mais alta taxa de quadros possível. Jogos de frames por segundo, para que os jogos rodem em 4K60, acho que será um objetivo real de design para nós "

Mas o Scarlett não possui somente capacidade de processamento, o console está sendo desenvolvido para levar os jogos a outro patamar, levando o visual dos games a ficarem mais bonitos ainda.

Imagem ilustrativa

De acordo com Phil, os frames por segundo são de extrema importância nesta geração do Xbox. Isso nos leva a pensar que o novo console possuirá diferentes modos de taxas de FPS. Não são todos os jogos que terão a obrigatoriedade de serem desenvolvidos em 4K (até porque nem todos os desenvolvedores podem lidar com esse tipo de carga), mas os jogos que possuírem resolução 4K poderão atingir 60FPS em tal resolução. 

Características confirmadas até o momento para o Project Scarlett:

  • CPU Zen 2
  • GPU Navi
  • 4x tão potente quanto os 6TFLOPs do Xbox One X
  • SSD super-rápido que pode ser usado como VRAM (provavelmente PCIe 4.0)
  • Suporta resolução de 8K (provável reprodução de mídia)
  • 120FPS Pode entregar até 40x mais desempenho que o Xbox One em casos de uso específicos Raytracing confirmado
  • Retrocompatível com Xbox, Xbox 360 e Xbox One
  • Compatível com acessórios do Xbox One

O chefe do Xbox ainda disse que:

"O interessante é que, nesta geração, realmente focamos nos visuais 4K e em como trazemos os dois filmes através de 4K Blu-ray e streaming de vídeo, e com o Xbox One X permitindo que os jogos sejam executados em visuais 4K, fará melhorias visuais muito fortes na próxima geração. "

"Mas a jogabilidade é provavelmente o foco maior para nós nesta geração. Com que velocidade os jogos são carregados? Sinto que posso entrar no jogo o mais rápido possível e enquanto estiver jogando? Como se sente? Esse jogo parece e sente? como nenhum outro jogo que eu já vi? Esse é o nosso alvo. "

Até o momento sabe-se que o Project Scarlett será lançado no segundo semestre de 2020, mas seu preço ainda não foi revelado.

Fonte: Gamespot