A Sony alertou que os consoles do PlayStation ficarão mais caros se o governo Trump avançar com tarifas mais altas em mais exportações chinesas.

O governo Trump, que elevou as tarifas de 10% para 25% em 200 bilhões de dólares em mercadorias chinesas em maio deste ano, agora ameaça aumentar as tarifas para mais US$300 bilhões em exportações chinesas, incluindo os consoles de video-game.

Infelizmente se isso realmente acontecer, não haverá outra maneira, se não, incluir a transferência do custo de produção para os consumidores.

Playstation 4 e Playstation 5 - preços podem se tornar proibitivos caso o governo americano aumente ainda mais as tarifas impostas a China.

Segundo a empresa, o aumento de preço se fará necessário se as tarifas continuarem, embora um executivo da Sony tenha esclarecido que nada foi decidido ainda.

"Acreditamos e, portanto, dissemos ao governo dos EUA que tarifas mais altas prejudicariam a economia dos EUA. ", disse o chefe financeiro da Sony, Hiroki Totoki.

A Sony associou-se à Microsoft e à Nintendo no mês passado para emitir uma declaração ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA contra as tarifas propostas.

A carta afirma que as tarifas perturbariam significativamente seus negócios, mas que, em última análise, os consumidores e pequenas empresas americanas, como fabricantes de video-games, receberiam o maior impacto.

A carta de sete páginas estimou que os consumidores teriam cerca de US$840 milhões em custos transferidos diretamente para eles, e 200.000 funcionários americanos estariam com seus empregos em risco.

Os fabricantes de consoles já pensam inclusive na possibilidade de tirar suas empresas de manufatura da China. No mês passado, a Nintendo começou a transferir a produção de seus novos modelos Switch da China para o Sudeste Asiático.

No entanto, nem a Sony nem a Microsoft, que recentemente refutaram os relatos de que a empresa está retirando a produção do Xbox da China, fizeram qualquer movimentação semelhante.

Foi relatado hoje que a Sony atingiu a marca de 100 milhões em vendas de PS4, tornando o console o mais rápido a atingir essa marca. Mas com a Sony se preparando para lançar o PS5 em 2020, as vendas do PS4 de seis anos diminuíram.

O PS5 tem sido descrito como um produto de nicho com especificações poderosas, o que pode aumentar bastante o seu preço quando ele chegar ao comércio, se as tarifas propostas por Trump passarem, o novo console irá custar ainda mais caro.