O streaming de jogos já é algo inevitável, Sony, Microsoft e Google já estão a um passo de colocar em prática suas plataformas disponíveis comercialmente. O Xbox será o primeiro dos consoles a disponibilizar o serviço através do xCloud, serviço de streaming de jogos da Microsoft, que será lançado em outubro. Logo em seguida será a vez do Stadia, console da Google, que tem previsão para lançamento no mês de novembro deste ano com uma assinatura de 9 dólares por mês.

Dito isto, vamos para uma das grandes preocupações que os jogadores tinham com relação ao Google Stadia:

O que irá acontecer caso um estúdio ou editora de jogos abandonar a plataforma da Google? Perderei todos os jogos?

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Com certeza o cenário que envolve esta pergunta seria devastador para muitos usuários. Mas acalme-se, a resposta a esta pergunta está presente agora no FAQ criado pela Google onde são respondidas as principais dúvidas acerca do novo console que será lançado pela gigante de buscas.

Segundo a Google, caso ocorra a situação citada acima (esperamos que não), felizmente, o jogo continuará disponível para o usuário. Apesar do jogador não ter mais acesso a novos conteúdos ou suporte oficial, ele poderá utilizar normalmente o jogo para jogar ou fazer streaming dele nas redes sociais.

Complementando, a equipe responsável pelo Stadia ainda diz que este cenário está totalmente precavido. Mesmo que as empresas parceiras queiram encerrar as negociações com a Google, está previsto em contrato que os jogos continuaram na plataforma para o usuário.

"What happens to a game I bought if the publisher stops supporting Stadia in the future? Can I still play the game?

Yes. Once you purchase the game, you own the right to play it. In the future, it is possible that some games may no longer be available for new purchases, but existing players will still be able to play the game. Outside of unforeseen circumstances, Stadia will aim to keep any previously purchased title available for gameplay."