A desenvolvedora e distribuidora de jogos digitais Valve irá encerrar o seu suporte da Steam para o sistema operacional Ubuntu 19.10 e atualizações seguintes. A decisão foi confirmada por Pierre-Loup Griffais, desenvolvedor da empresa, através da rede social Twitter.

O motivo da decisão tomada pela Valve é a mudança do Ubuntu que passará a rodar somente componentes 64-bit x64, abandonando assim os programas 32-bit X86. Segundo o site Phoronix, essa mudança trouxe insegurança para os desenvolvedores do Wine, o pacote de softwares que possibilita que usuários rodem programas desenvolvidos para Windows no Linux (amplamente utilizado por usuários gamer).

Porém, nem tudo que roda em 32-bit vai parar de funcionar. Em uma outra reportagem escrita pelo site Phoronix, Steve "vorlon" Lnagasek, desenvolvedor e funcionário da Canonical (produtora do Ubuntu), postou no Ubuntu Discourse dizendo que a empresa não pretende abandonar completamente os softwares em 32-bit.

"Eu sinto muito por termos dado a qualquer pessoa a impressão de que estamos "deixando de lado o suporte para aplicações i386". Este não é o caso. O que estamos fazendo é deixando de lado as atualizações para as bibliotecas i386, que ficarão congeladas como nas versões 18.04 LTS. Mas ali existe toda a intenção de assegurar que existe uma história clara sobre como aplicações i386 (incluindo jogos) possam rodar em versões do Ubuntu posteriores a 19.10."

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

De acordo com o site Statista, os usuários da Steam que utilizam o SO Linux (Ubuntu) equivale a 0,26% do total de jogadores. A Valve, no ano de 2018, declarou possuir aproximadamente 90 milhões de players ativos mensais na sua plataforma Steam. Ou seja, existem aproximadamente 250 mil pessoas que jogam utilizando o SO Linux.

De qualquer forma, a Valve não queria deixar de oferecer suporte para estes usuários e haverá alguns problemas para os usuários do Ubuntu.