Completando dez anos de mercado em 2019, o jogo Minecraft atingiu um novo patamar: se tornou o game mais vendido de todos os tempos. A Microsoft e a Mojang revelaram recentemente que o título vendeu mais de 176 milhões de unidades desde o lançamento.

Esse número corresponde às vendas em todas as plataformas onde o jogo foi disponibilizado. A versão para PC, por exemplo, vendeu sozinha mais de 30 milhões de unidades. 

O único concorrente direto de Minecraft é o clássico Tetris. Estima-se que esse último seja o jogo mais vendido de todos os tempos, mas é impossível calcular quantas unidades foram vendidas ao longo do tempo. Sendo assim, Minecraft conquistou a liderança.

Sobre o jogo

Mesmo sendo um game clássico, ainda existem pessoas que nunca jogaram Minecraft. Não tem problema! Nós contaremos como ele funciona.

Basicamente é um jogo livre: não existem regras, nem uma forma única de se jogar. Os jogadores podem escolher o que querem fazer, seja construindo ou explorando o mundo. É possível jogar com os amigos e criar suas próprias regras também. 

Em Minecraft os jogadores podem criar o que quiserem.
Em Minecraft os jogadores podem criar o que quiserem.

Mesmo assim, há a possibilidade de se optar por modos de jogo. São eles o Modo Criativo, em que os jogadores recebem recursos ilimitados para construírem o que desejam e o Modo Sobrevivência, em que, como o próprio modo diz, o jogador precisa minerar seus recursos, construir sua própria casa e... sobreviver!

Novidades

Aproveitando o décimo aniversário, a Microsoft anunciou uma novidade para os fãs de Minecraft: o Minecraft Earth. Seguindo o modelo de Pokémon Go, o game vai mesclar ambientes virtuais com o mundo real por meio da realidade aumentada.

Não há previsão de quando será o lançamento, mas o que se sabe é que o jogo será disponibilizado gratuitamente para Android e iOS até o final de 2019.