Uma patente registrada pela Microsoft recentemente mostra que a empresa está estudando ampliar sua gama de jogadores: pelo que tudo indica, os novos controles do Xbox podem contar com suporte a sistema Braille.

Em uma imagem do design do controle é possível ver diversos mecanismos novos em sua parte traseira. São eles seis novos botões e uma tela estilo touchpad. Rumores indicam que esses mecanismos auxiliariam no manuseio do dispositivo, enquanto a tela serviria para textos e áudios em Braille. 

Além disso, a patente diz que o touchpad também ajudaria a converter vozes em Braille, possibilitando o chat de texto legível para pessoas com deficiência visual.

 

Patente registrada pela Microsoft indica produção de novo controle com seis botões na parte traseira, além de tela touchpad adaptada. Ambos novos recursos são voltados para sistema de braile.
Patente registrada pela Microsoft indica produção de novo controle com seis botões na parte traseira, além de tela touchpad adaptada. Ambos novos recursos são voltados para sistema Braille.

Apesar de ser uma ideia incrível, não há indícios de que a Xbox já esteja trabalhando neste controle. A patente significa que a Microsoft registrou a ideia e tornou-a sua, mas não que podemos esperar pelo dispositivo em breve. 

De qualquer forma, a empresa vem abraçando a diversidade e inclusão em seus produtos há certo tempo, indo desde o controle adaptativo do Xbox One - em que o usuário o programa de acordo com suas necessidades - até maior customização de avatares na Xbox Live (com cadeiras de rodas, próteses e mais). Isso aumenta as suspeitas de que, possivelmente, essa ideia saia do papel - a questão agora é saber quando.