Se você tem um PC gamer, é bem provável que queira um controle para jogar seus games. Até é possível jogar com o teclado e o mouse do PC, mas o controle gamer proporciona um conforto inigualável. Embora o teclado e mouse possam ser ótimos para jogos de tiro e títulos de estratégia, para a maioria dos jogos é melhor o uso do controle dedicado. É por isso que vamos analisar os dois controles mais usados pelos usuários de PC gamer, e conferir qual oferece mais vantagens: Será o controle do Xbox ou do PS4?

Não há nada de errado em jogar Fortnite ou Overwatch com seu mouse e teclado, mas quase todos os outros jogos que você pega em lojas de aplicativos de games, serão mais fáceis de jogar com controles gamers sob seus polegares.

Controles de console

Se você tem um PlayStation 4 ou Xbox One, você já tem um gamepad que você pode usar com o seu PC. Todos esses controles têm o benefício de uma qualidade de construção sólida e compatibilidade confiável com o PC. Se você ainda não tem um, eles são um pouco caros, você poderá comprar por cerca de R$ 250 em lojas virtuais.

O controle sem fio do Xbox é imediatamente compatível com qualquer PC com Windows 10; basta conectá-lo a uma porta USB e você pode começar a jogar. Se o seu controle é de Xbox One S ou Xbox One X, ou é simplesmente um controle Xbox de modelo posterior (o painel ao redor do botão será de plástico fosco e não brilhante), ele pode ser emparelhado sem fio com seu computador via Bluetooth.

O controle do PS4 também pode funcionar com o seu PC através de uma conexão USB ou Bluetooth. Mas é um pouco mais complicado para configurar. Você precisa instalar um programa chamado DS4Windows, um software gratuito de terceiros, que engana o seu PC e faz ele achar que o DualShock 4 é um controle de Xbox.

Análise dos controles para PC Gamer

Controlador Peso Compatibilidade
Sony PS4 210 g PS4 e PC
Microsoft Xbox One 280 g PC e X ONE

Controle do PS4

Qual o melhor controle para PC gamer: O do Xbox ou do PS4?

Enquanto o controle do PS3 não era nada prático para PC, devido à falta de drivers oficiais, o novo e aprimorado DualShock 4 é bem diferente.

A característica mais notável do DualShock 4 é o fato de que é a revisão mais radical do clássico controle PlayStation da Sony até hoje. O design, o layout e a funcionalidade praticamente não mudaram desde a primeira iteração do console e.

Ele ostenta uma construção plástica sólida e resistente, e vem em várias cores. Estas incluem cores regulares pretas, vermelhas, azuis, douradas e prateadas, além de um padrão de camuflagem verde e três exteriores semitransparentes.

Características

  • Design ergonômico - Um problema comum que as pessoas tinham com o DualShock 3 e versões mais antigas era que eles eram pequenos demais para serem confortáveis. Este problema foi resolvido com DualShock 4, que é visivelmente maior e repousa bem nas mãos do usuário.
    Além disso, o DualShock 3 também tinha problemas com os botões de disparo. Eles não tinham uma boa pegada, e era muito fácil o dedo do usuário escorregar. Felizmente para entusiastas de FPS e TPS, o DualShock 4 vem com gatilhos redesenhados, que agora podem ser usados ​​e mantidos com muito mais facilidade e conforto.
  • Touchpad - Talvez o recurso mais reconhecível do novo controe da Sony seja o touchpad. Ele ocupa a parte intermediária do controle, onde o logotipo da Sony costumava estar, e pode ser usado de várias maneiras.
    Além da aplicação mais óbvia, como um controle de cursor ou câmera, o touchpad é clicável e pode ser usado como dois botões separados. Ele também reconhece vários gestos de deslizamento que um jogo ou o software que esteja sendo executado podem interpretar como comandos específicos.
  • Giroscópio - O DualShock 4 substitui a tecnologia de detecção de movimento Sixaxis, da geração anterior, em favor de um giroscópio mais avançado. Ele permite maior liberdade e uma entrada mais precisa: você pode usá-lo para ajustar sua pontaria em jogos de tiro ou dirigir um carro em jogos de corrida, entre outras coisas. Além disso, torna o uso de um cursor na área de trabalho mais fácil do que nunca.
  • Entrada de fone de ouvido - O controle do PS4 vem com um conector de fone de ouvido padrão de 3,5 mm, transformando efetivamente qualquer fone de ouvido com fio em um fone de ouvido sem fio. Se você preferir usar fones de ouvido para uma imersão maior, ou apenas evitar som de explosão nos alto-falantes, com certeza vai gostar muito deste recurso.
  • Suporte Steam - A mais popular plataforma de jogos para PC introduziu recentemente o suporte completo ao DualShock 4. Isso significa que você não precisa mais se preocupar com drivers de terceiros, já que a próprio Steam integrará o controle sem problemas.

Para tornar as coisas ainda melhores, a Steam também permite que você personalize totalmente todos os recursos do controle, e adapte-o especificamente ao seu gosto. Além disso, diferentes configurações podem ser trocadas facilmente, e você pode usar configurações criadas por outras pessoas.

Possíveis problemas

  • Sem drivers oficiais - Embora o suporte ao Steam torne muito mais fácil o uso do DualShock 4 no PC, ainda há algumas inconveniências para lidar. Primeiramente, você deve criar e alternar configurações manualmente. Além disso, requer que a Steam funcione em segundo plano o tempo todo, e isso aumentará o consumo de memória RAM do seu PC gamer.
  • Sem áudio Bluetooth - Embora o conector de fone de ouvido e o alto-falante embutido estejam totalmente funcionais quando o controle está conectado via USB, o mesmo não pode ser dito quando conectado via Bluetooth. A única maneira de fazer com que os recursos de saída de som do controle funcionem remotamente é usando o dongle oficial da Sony.

Vantagens

  • Construção robusta e ergonômica
  • Touchpad
  • Giroscópio

Desvantagens

  • Falta de integração direta com o Windows
  • Áudio Bluetooth apenas com dongle oficial da Sony BT

Controle do Xbox One

Qual o melhor controle para PC gamer: O do Xbox ou do PS4?

Assim como o DualShock 4, o controle do Xbox One melhorou muito quando comparado com o controle de Xbox 360 da geração anterior. Quando comparado com o seu antecessor, o controle do XONE parece mais limpo e minimalista, sendo ao mesmo tempo mais leve e mais ergonômico.

Além disso, existem muitas variações para escolher, e existe a opção de projetar seu próprio controle personalizado , levando o controle XONE a um alto nível de personalização.

Características

  • Suporte nativo do Windows - Visto que este é o controle da própria Microsoft, não há problemas quando se trata de configurá-lo. Tudo o que você precisa fazer é conectá-lo e o Windows baixará os drivers necessários por conta própria. Assim, o controle está configurado e pronto para funcionar.
  • Entrada de fone de ouvido - Como o DualShock 4, o controle do Xbox One também possui um conector de fone de ouvido padrão de 3,5 mm. Dessa forma, você pode facilmente transformar seu fone de ouvido com fio em um sem fio.
  • Aperto texturizado - Uma das adições mais notáveis ​​ao design altamente ergonômico do controle Xbox é a aderência texturizada, recentemente introduzida. Não só torna o controle mais agradável, mas também é muito mais estável em suas mãos.
  • Botão remapeamento - Usando o utilitário oficial da Microsoft, os usuários estão livres para personalizar o layout do botão do controle como entenderem.
  • Baterias removíveis - Ao contrário de alguns outros controles, que dependem de baterias recarregáveis ​​integradas, este controle pode ser usado com baterias AA regulares, ou com baterias removíveis e recarregáveis.

Desvantagens

  • D-pad - Embora o D-pad do controle do Xbox One seja uma grande melhoria em relação ao do controle do 360, ele ainda está longe de ser perfeito. Não é adequado para jogos de deslocamento lateral ou jogos de luta em que é preferível utilizar o D-pad para o movimento, devido ao nível de ruído e rigidez das transições entre diferentes direções.
  • Custos extras recarregáveis - Como mencionado acima, o controle Xbox One usa baterias removíveis e, se você não quiser comprar pilhas AA a cada semana, terá que comprar baterias recarregáveis ​​e kit de carregamento.

Vantagens

  • Instalação sem complicações
  • Design altamente ergonômico
  • Customizável

Desvantagens

  • D-pad ainda não é bom para o movimento no jogo
  • Kit de carregamento vendido separadamente

Conclusão

Como você pode ver, os dois controles mais populares são realmente muito bons. Na maioria das necessidades básicas, não há diferença palpável entre eles. O controle do Xbox é melhor em compatibilidade, mais fácil de instalar e usar, mas o controle do PS4 oferece alguns recursos extras e o touchpad, que pode ser ótimo para alguns jogos. Além disso, o controle da Sony é um pouco mais leve e mais ergonômico do que o da Microsoft.

A grande verdade é que sua escolha deve ser baseada nas características, mas principalmente, no seu gosto pessoal, já que ambos os dispositivos são controles de alta qualidade e nenhum deles tem grandes falhas.