Os melhores jogos de 2015 a 2024

Separamos uma lista com os melhores jogos de 2015 em diante. A lista é organizada por ano e os games foram definidos pela popularidade e análises.

Melhores jogos dos últimos anos
Melhores jogos dos últimos anos

Ao longo dos últimos oito anos, o mundo dos jogos eletrônicos tem sido palco de lançamentos emocionantes, experiências inovadoras e histórias envolventes. Desde 2015 até 2022, diversas obras-primas têm cativado os jogadores ao redor do mundo. Neste artigo, iremos explorar os melhores jogos de cada um desses anos, destacando a evolução tecnológica dessas criações. Prepare-se para relembrar e conhecer títulos que marcaram suas respectivas épocas, proporcionando momentos inesquecíveis e moldando a maneira como vivenciamos a arte dos jogos eletrônicos. Se quiser ver a lista preliminar dos melhores jogos de 2023, aqui está.

Os melhores jogos de 2022

Elder Ring
Elder Ring

The Stanley Parable: Ultra Deluxe

  • Lançamento: Abril de 2022

O game de exploração em primeira pessoa coloca os jogadores em meio a um mistério dentro do escritório de Stanley. Todos os funcionários simplesmente desapareceram, e o protagonista tem de seguir regras impostas por um desconhecido para escapar de uma ameaça invisível.

Persona 5 Royal

  • Lançamento: 2021

A versão de Persona 5 Royal para a nova geração também deu o que falar. O port da Atlus vem acompanhado de todos os 45 DLCs, que foram chegando ao longo dos anos desde o lançamento da edição base em 2016.

God of War Ragnarök

  • Lançamento: 2021

Um dos melhores jogos de 2022 no PlayStation, God of War Ragnarök mostrou à que veio e conseguiu respeitáveis 94 pontos no Metacritic. Recheado de acontecimentos marcantes da mitologia nórdica, a sequência é uma montanha-russa de emoções — isso sem mencionar o gameplay brutal e os gráficos de tirar o fôlego.

The Witcher 3: Wild Hunt

  • Lançamento: 2021

O port de The Witcher 3: Wild Hunt para a nova geração chegou recentemente, e sua média de 96 pontos no Metacritic impressionou. O "remaster" da terceira aventura do bruxão está entre os melhores jogos de 2022 e oferece dois modos de reprodução, suporte ao DualSense e tempos de carregamento extremamente rápidos.

Elden Ring

  • Lançamento: 2021

Consagrado com o caneco de Jogo do Ano, Elden Ring possui uma das maiores notas de 2022 no Metacritic (96 pontos). Desenvolvido pela FromSoftware, o título tem uma história criada por Hidetaka Miyazaki e George R. R. Martin, além de um mundo aberto recheado de sidequests e um gameplay bastante desafiador — motivo pelo qual o gênero soulslike é bem conhecido.

Os melhores jogos de 2021

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5

Disco Elysium: The Final Cut

  • Lançamento: Março/2021

Disco Elysium: The Final Cut é uma versão aprimorada do premiado RPG de investigação de 2019. É uma mistura peculiar de detetive noir e fantasia com uma série de caminhos narrativos.

The House in Fata Morgana - Dreams of the Revenants Edition

  • Lançamento: Maio/2021

Esta é uma aventura em estilo visual novel que conta uma história misteriosa e emocionante, envolvendo um conto de crueldade e amor.

Tetris Effect: Connected

  • Lançamento: Agosto/2021

Tetris Effect: Connected é uma reimaginação do clássico quebra-cabeça Tetris, apresentando música, som, vibração e imagens que dançam, vibram e explodem na tela à medida que você joga.

Hades

  • Lançamento: Agosto/2021

Hades é um jogo de ação roguelike que combina os melhores aspectos dos premiados títulos da Supergiant, incluindo ação rápida de Bastion, a rica atmosfera e profundidade de Transistor e a narrativa orientada a personagens de Pyre.

Forza Horizon 5

  • Lançamento: novembro/2021

Forza Horizon 5 é o mais novo título na popular série de jogos de corrida da Playground Games. Desta vez, os jogadores são levados ao diversificado ambiente do México, repleto de vastas paisagens desérticas, selvas exuberantes e cidades vibrantes.

Os melhores jogos de 2020

The Last of Us 2
The Last of Us 2

The Last of Us Parte 2

  • Plataforma: PlayStation 4

A sequência altamente esperada de The Last of Us, desenvolvida pela Naughty Dog, oferece uma experiência emocionalmente intensa e uma narrativa envolvente. Com personagens complexos, uma abordagem madura e mecânicas de jogabilidade aprimoradas, o jogo cativou jogadores em todo o mundo.

Hades

  • Plataforma: PC, Nintendo Switch

Hades, desenvolvido pela Supergiant Games, é um RPG roguelike de ação ambientado no submundo grego. Com mecânicas viciantes, gráficos deslumbrantes e uma história envolvente, o jogo conquistou muitos jogadores e recebeu elogios da crítica especializada.

Half-Life: Alyx

  • Plataforma: PC (compatível com headsets de realidade virtual)

Half-Life: Alyx é o retorno aguardado da icônica franquia Half-Life, mas desta vez em formato de realidade virtual. Com uma jogabilidade imersiva, uma história envolvente e gráficos impressionantes, o jogo demonstra o potencial da tecnologia VR e oferece uma experiência única aos jogadores.

Ori and the Will of the Wisps

  • Plataforma: PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S

Ori and the Will of the Wisps é um belo jogo de plataforma que continua a história do seu antecessor, Ori and the Blind Forest. Com visuais deslumbrantes, uma trilha sonora cativante e uma jogabilidade envolvente, o jogo oferece uma experiência emocional e memorável.

Demon's Souls

  • Plataforma: PlayStation 5

Um remake do clássico Demon's Souls, o jogo é conhecido por sua dificuldade desafiadora e atmosfera sombria. Com gráficos totalmente atualizados e melhorias na jogabilidade, o remake trouxe uma nova geração de jogadores para a experiência brutal do título original.

Os melhores jogos de 2019

Death Stranding
Death Stranding

Resident Evil 2 Remake

  • Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

O remake do clássico Resident Evil 2 oferece uma experiência atualizada do jogo original de 1998. Com gráficos incríveis, jogabilidade intensa e uma atmosfera assustadora, o jogo é uma homenagem ao título original, mantendo tudo o que o tornou tão amado por fãs de longa data.

Mortal Kombat 11

  • Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Mortal Kombat 11 traz a brutalidade e ação frenética que a franquia é conhecida. Com uma variedade de personagens icônicos e novos lutadores, o jogo oferece combates viscerais e um modo de história envolvente, além de modos multiplayer competitivos.

Control

  • Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Control, desenvolvido pela Remedy Entertainment, combina uma narrativa intrigante com jogabilidade inovadora. Os jogadores assumem o papel de Jesse Faden, uma diretora de uma agência secreta que investiga fenômenos paranormais. Com habilidades sobrenaturais e um ambiente repleto de mistérios, o jogo oferece uma experiência única.

Star Wars Jedi: Fallen Order

  • Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo de ação e aventura que se passa no universo de Star Wars. Os jogadores assumem o papel de Cal Kestis, um jovem Jedi que luta contra o Império enquanto aprende a dominar a Força. Com uma história envolvente, combates empolgantes e um mundo rico para explorar, o jogo conquistou fãs de Star Wars e jogadores em geral.

Death Stranding

  • Plataforma: PlayStation 4

Death Stranding é o aguardado jogo do renomado diretor Hideo Kojima. Com uma narrativa complexa e misteriosa, o jogo segue a jornada de Sam Porter Bridges em um mundo pós-apocalíptico. Com mecânicas únicas de entrega e exploração, além de um elenco de personagens marcantes, Death Stranding oferece uma experiência única e inovadora.

Os melhores jogos de 2018

Far Cry 5
Far Cry 5

Far Cry 5

  • Lançamento: 27 de fevereiro de 2018
  • Plataforma: Xbox One, PC, PlayStation 4

Far Cry 5 leva os jogadores a Hope County, uma região fictícia no estado de Montana, nos Estados Unidos, onde enfrentam um culto religioso violento. O jogo oferece ação intensa, mundo aberto, combates táticos e a liberdade de explorar um ambiente vasto e detalhado.

The Last of Us Part II

  • Lançamento: Previsão para 2018
  • Plataforma: PlayStation 4

A aguardada sequência de The Last of Us, este jogo pós-apocalíptico de ação e aventura desenvolvido pela Naughty Dog continua a história de Ellie e Joel em um mundo devastado por uma epidemia. Com gráficos impressionantes e uma narrativa envolvente, The Last of Us Part II promete emocionar os jogadores.

Shadow of The Colossus (Remake)

  • Lançamento: Previsão para 2018
  • Plataforma: PlayStation 4

Shadow of The Colossus recebeu um remake completo, mantendo a essência do jogo original, mas com gráficos atualizados. Os jogadores assumem o papel de Wander e devem enfrentar colossos gigantes em uma terra misteriosa. A beleza artística e a jogabilidade cativante são destaques neste clássico renovado.

Code Vein

  • Lançamento: Previsão para 2018
  • Plataforma: Xbox One, PC, PlayStation 4

Code Vein é um RPG de ação ambientado em um mundo pós-apocalíptico dominado por vampiros. Os jogadores exploram um ambiente distópico, enfrentam inimigos e utilizam habilidades sobrenaturais. Com uma atmosfera sombria e um sistema de combate desafiador, o jogo promete uma experiência envolvente.

A Way Out

  • Lançamento: Previsão para o primeiro semestre de 2018
  • Plataforma: Xbox One, PC, PlayStation 4

A Way Out é um jogo cooperativo online ou com tela dividida que segue a história de dois personagens, Leo e Vincent, enquanto planejam uma fuga da prisão. Os jogadores devem trabalhar em equipe para superar desafios e alcançar a liberdade. Com jogabilidade única e uma narrativa envolvente, o jogo oferece uma experiência cooperativa emocionante.

Os melhores jogos de 2017

Zelda
Zelda

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

  • Lançamento: 3 de março de 2017
  • Plataforma: Nintendo Switch, Wii U

Considerado um dos melhores jogos da década, Breath of the Wild é um jogo de aventura em mundo aberto que redefine a lendária franquia The Legend of Zelda. Com um vasto mundo para explorar, quebra-cabeças desafiadores e uma narrativa envolvente, o jogo cativa os jogadores com sua liberdade de exploração e mecânicas inovadoras.

Horizon Zero Dawn

  • Lançamento: 28 de fevereiro de 2017
  • Plataforma: PlayStation 4

Em um mundo pós-apocalíptico dominado por máquinas gigantes, Horizon Zero Dawn coloca os jogadores no papel de Aloy, uma caçadora habilidosa em busca de respostas sobre seu passado. Com visuais deslumbrantes, combates emocionantes e uma história cativante, o jogo oferece uma experiência de ação e RPG inesquecível.

Persona 5

  • Lançamento: 4 de abril de 2017
  • Plataforma: PlayStation 4

Como o mais recente título da famosa franquia de RPG japonesa, Persona 5 combina elementos de simulação de vida, combate estratégico e uma narrativa cativante. Os jogadores assumem o papel de um estudante do ensino médio que se torna um ladrão fantasma e embarca em uma jornada para desvendar segredos ocultos.

Resident Evil 7: Biohazard

  • Lançamento: 24 de janeiro de 2017
  • Plataforma: PC, PlayStation 4, Xbox One

Como uma reinvenção da icônica série de terror, Resident Evil 7: Biohazard retorna às raízes do survival horror. Com uma perspectiva em primeira pessoa e uma atmosfera assustadora, o jogo mergulha os jogadores em uma história envolvente e cheia de mistérios em uma mansão abandonada. Prepare-se para o terror psicológico e os enigmas aterrorizantes.

Super Mario Odyssey

  • Lançamento: 27 de outubro de 2017
  • Plataforma: Nintendo Switch

O icônico encanador bigodudo está de volta em uma aventura épica pelo Reino dos Cogumelos e além. Super Mario Odyssey é um jogo de plataforma em mundo aberto que oferece uma jogabilidade criativa e cativante. Com a ajuda do seu novo chapéu mágico, Cappy, Mario pode possuir diferentes objetos e personagens, adicionando novas mecânicas ao jogo. Prepare-se para explorar cenários vibrantes e embarcar em uma busca emocionante para salvar a Princesa Peach.

Os melhores jogos de 2016

Quantum Break

  • Lançamento: 5 de abril de 2016
  • Plataforma: Xbox One

Dos criadores de Alan Wake, Quantum Break é um jogo exclusivo do Xbox One que utiliza teorias e física quântica. Com a capacidade de realizar viagens no tempo, o jogador enfrenta seus inimigos em uma gameplay única. O jogo apresenta atores renomados, como Shawn Ashmore, Dominic Monaghan e Aidan Gillen.

Dishonored 2

  • Lançamento: 11 de novembro de 2016
  • Plataforma: PC, PlayStation 4, Xbox One

A sequência do aclamado jogo de ação stealth, Dishonored 2, traz de volta o protagonista Corvo Attano e introduz a princesa Emily Kaldwin como personagem jogável. Com habilidades únicas, os jogadores podem escolher entre os dois protagonistas e enfrentar desafios em um mundo cheio de intrigas e possibilidades.

Far Cry Primal

  • Lançamento: 23 de fevereiro de 2016
  • Plataforma: PC, PlayStation 4, Xbox One

Far Cry Primal transporta os jogadores para a Idade da Pedra, onde eles assumem o papel de um "Senhor das Feras". Com a habilidade de controlar animais como tigres, ursos e lobos, os jogadores exploram um mundo primitivo repleto de desafios e perigos.

Gears of War 4

  • Lançamento: 11 de outubro de 2016
  • Plataforma: Xbox One, Windows 10

Continuação da famosa saga de tiro em terceira pessoa exclusiva da Microsoft, Gears of War 4 apresenta novos personagens e mantém a qualidade de gameplay característica da série. Com JD Fenix como protagonista, o jogo oferece uma emocionante história de sobrevivência contra ameaças que visam o fim da humanidade.

DOOM

  • Lançamento: 13 de maio de 2016
  • Plataforma: PC, PlayStation 4, Xbox One

Uma reinvenção do clássico jogo de tiro de 1993, DOOM traz toda a violência e ação do seu predecessor, com gráficos modernos e muito sangue. O jogo oferece uma experiência intensa, mantendo a essência que fez de DOOM uma referência no mundo dos jogos.

Os melhores jogos de 2015

The Witcher 3
The Witcher 3

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

  • Lançamento: 1º de setembro de 2015
  • Plataforma: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One

O último capítulo da aclamada série Metal Gear Solid, The Phantom Pain coloca os jogadores no papel do lendário soldado Big Boss. Com uma jogabilidade aberta e não-linear, o jogo combina elementos de ação, espionagem e estratégia em um mundo aberto repleto de missões desafiadoras e personagens memoráveis.

Dying Light

  • Lançamento: 27 de janeiro de 2015
  • Plataforma: PC, PlayStation 4, Xbox One

Dying Light é um jogo de sobrevivência em um mundo infestado de zumbis. Os jogadores devem explorar uma cidade devastada, completar missões e lutar contra hordas de mortos-vivos. Com elementos de parkour e um ciclo de dia e noite que afeta a jogabilidade, o jogo oferece uma experiência intensa e desafiadora.

Uncharted 4: A Thief’s End

  • Lançamento: Previsto para março de 2016
  • Plataforma: PlayStation 4

O último capítulo da amada série Uncharted, A Thief's End coloca os jogadores no papel do caçador de tesouros Nathan Drake em sua última aventura. Com gráficos incríveis, jogabilidade envolvente e uma história emocionante, o jogo promete oferecer ação, exploração e momentos épicos dignos de um filme de Hollywood.

Fallout 4

  • Lançamento: 10 de novembro de 2015
  • Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Ambientado em um mundo pós-apocalíptico, Fallout 4 é um RPG de mundo aberto que coloca os jogadores no papel de um sobrevivente em busca de seu filho desaparecido. Com um vasto mundo para explorar, escolhas impactantes, construção de assentamentos e um sistema de personalização detalhado, o jogo oferece uma experiência imersiva e cativante.

The Witcher 3: Wild Hunt

  • Lançamento: 19 de maio de 2015
  • Plataforma: PC, PlayStation 4, Xbox One

Terceiro jogo da aclamada série The Witcher, Wild Hunt coloca os jogadores no papel do caçador de monstros Geralt de Rivia em uma jornada épica. Com um mundo aberto vasto e repleto de histórias envolventes, missões desafiadoras e combates estratégicos, o jogo oferece uma experiência de RPG de ação de alta qualidade.

Escolhas do editor
Nicolas Muller

Editor-chefe |

Nícolas Müller é fundador do Oficina da Net. Jornalista, cobre tecnologia desde 2005, analista de produtos e apresentador dos canais do Youtube, tendo analisado já mais de 120 diferentes produtos. E-mail: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário