King está de volta com um novo jogo em sua popular série Candy Crush: Candy Crush Friends Saga. O jogo está disponível para iOS e Android, e a integração com o Facebook permite que você salve seu progresso em vários dispositivos. Isso significa que você pode começar a jogar no seu iPad e depois seguir jogando na mesma conta com um Android, ou vice-versa.

A mecânica de correspondência e troca de doces permanece intacta, mas o novo jogo também introduz gráficos atualizados, além de novos modos de jogo e integra os personagens da série.

Os veteranos de franquia não devem ter problemas para entender o novo estilo de jogo, mas tiveram mudanças suficientes para que jogadores novos e experientes precisem de uma ajudinha na hora de começar. Aqui estão as nossas dicas para ajudá-lo a entender o básico e se tornar um profissional do Candy Crush Friends Saga.

7 dicas para se tornar um mestre do Candy Crush Friends Saga

1. Comece por baixo

Geralmente, é melhor eliminar quadros das partes inferiores da tela. Isso garante que seus jogos tenham o maior impacto no tabuleiro de jogo, movendo outros doces para novas posições e trazendo elementos importantes, como cookies, mais para baixo. Claro, em alguns modos de jogo, você terá que combinar doces no topo da tela, mas isso ainda é uma boa prática.

Você provavelmente notará que quando os movimentos se tornam mais limitados, a maioria das jogadas que você pode fazer estão mais próximas do topo. Fique longe do jogo na parte superior, a menos que você seja obrigado a fazer isso.

Esta é uma estratégia especialmente boa quando você tem obstáculos bloqueando seu caminho. Como esses obstáculos geralmente se reúnem na parte inferior da tela, atacá-los diretamente, mesmo com partidas simples, é muito mais eficaz do que explodir uma fila na parte superior da tela.

Comece por baixo
Comece por baixo

2. Elimine os obstáculos primeiro

Você vai se deparar com muitos obstáculos ao longo do jogo, e é sempre uma boa idéia eliminá-los primeiro. Isso significa que, quando vários obstáculos estão impedindo você de fazer jogadas em certas partes do tabuleiro, é imperativo que você os elimine antes de mais nada. 
Você não vai querer usar seus movimentos quando estiver bloqueado em outro lugar. Isso é especialmente verdadeiro quando você precisa soltar elementos na parte inferior da tela. Eliminar os obstáculos o deixará muito mais perto da vitória na partida.
Elimine os obstáculos Primeiro
Elimine os obstáculos primeiro

3. Conheça os personagens

A série Candy Crush Saga é repleta de personagens coloridos e, no Friends Saga, eles assumem papéis mais ativos em sua missão. Você levará Tiffi, Mr. Yeti, Odus ou outro personagem com você quando você subir de nível, e suas habilidades específicas mudarão a maneira como você joga. Por isso, é importante entender o que cada personagem oferece a você, qual sua cor de doce preferido e qual a melhor forma de utilizar seus poderes para vencer cada nível.

Por exemplo, se você decidir usar o Tiffi, você poderá adicionar água-viva ao tabuleiro de jogo, combinando doces vermelhos. Já o Sr. Yeti prefere doces azul-claros e pode criar doces embrulhados para você. 

Alguns também oferecem vantagens para níveis específicos graças às suas habilidades: Por exemplo, o Quebra-Nozes pode desmembrar os obstáculos quando você combina doces azuis, então ele pode ser especialmente útil nos níveis Dunk the Cookie.

Conheça os personagens
Conheça os personagens

4. Combine os doces especiais

Todos que jogaram Candy Crush sabem sobre os doces especiais que você pode criar através da combinação, mas é importante lembrar como criar cada um deles, para que você saiba o que esperar no calor do momento. 

Por exemplo, combinando quatro doces em uma linha cria um doce listrado na direção do seu último movimento. Você pode fazer um doce embrulhado combinando doces em uma formação T ou L. Combinando quatro doces em um quadrado, cria uma água-viva, e cinco doces em fila, criam uma bomba colorida.

Doces especiais podem ser ainda mais poderosos juntos. Colocar um doce especial no caminho de outro causa muito dano, mas quando você combina eles, as coisas ficam realmente loucas. E é muito mais fácil combinar doces especiais, porque você precisa de apenas deixá-los lado a lado, independente da cor deles.

Por exemplo, se você combinar um peixe com um doce listrado, você cria um peixe que desencadeia os efeitos de um doce listrado. Combinar um doce listrado com um doce envolvido faz com que o efeito de faixa atinja várias linhas de uma só vez. Existem muitas combinações diferentes de doces especiais. Por isso, quando você tem várias combinações disponíveis, determine qual delas será mais eficaz para o momento.

Lembre-se de seus doces especiais
Combine seus doces especiais

5. Mantenha o foco

Todos nós gostamos de pensar que, se fizermos o maior número possível de doces especiais, a vitória será garantida, mas nem sempre é o caso. Em Candy Crush Friends Saga, às vezes você tem que ignorar essas combinações tentadoras em favor de uma partida simples que realmente vai ser vitoriosa.

O jogo inclui modos que exigem libertar os animais presos atrás do glacê e polvos presos em geléia; você também terá que enterrar biscoitos em chocolate. Cada modo de jogo requer uma estratégia diferente, e tem uma armadilha única que pode te machucar se você não estiver prestando atenção.

Quando você precisar libertar um animal, preste atenção em quais áreas têm animais presos e foque nelas. Às vezes, pode ser difícil, mas você não quer desperdiçar movimentos se não for necessário. Enquanto isso, fazer biscoitos e encher os níveis de vida exige que você elimine apenas o que está diretamente abaixo do item, portanto não se preocupe com nada que não os afete.

Mantenha seu objetivo em mente
Mantenha seu objetivo em mente

6. Gerencie seus pirulitos

Quando você está jogando Candy Crush Friends Saga, você pode ganhar e coletar pirulitos especiais para usar durante o jogo. Eles podem ser úteis quando você ficar preso. Tente segurá-los até ter certeza de que eles farão a diferença entre ganhar e perder. 
A última coisa que você quer é usar um ou dois pirulitos e acabar perdendo. E às vezes, não há problema em perder uma vida para manter seus pirulitos para uma ocasião mais necessária.
Gerencie seus pirulitos
Gerencie seus pirulitos

7.Atente para a pontuação

Se você estiver viciado em Candy Crush Friends Saga, talvez possa ficar um pouco perfeccionista. Se você tem doces especiais, é grande a tentação de ativá-los, mas espere. Lembre-se da importância do Sugar Crush. 

No final de cada nível, você receberá um bônus com base em quantos movimentos você tiver e quantos doces especiais permanecerão no tabuleiro de jogo. É uma boa ideia terminar o jogo com o mínimo de movimentos possível, e deixar muitos doces especiais para esse momento. 

Você ainda receberá crédito pela criação deles, e o bônus Candy Crush poderá ajudá-lo a passar de uma estrela para três. Apenas se concentre em cumprir seu objetivo: O jogo lhe dará crédito onde é devido.

Atente para a pontuação
Atente para a pontuação