Um sistema que permite deficientes visuais a jogarem games de corrida da mesma forma que uma pessoa com a visão normal foi criado por um estudante de pós-graduação da Columbia Engineering. O criador do projeto, Brian Smith, conta que o chamado RAD pode ser adicionado facilmente a grande maioria dos games de corrida existentes no mercado.

O expositor auditivo de corrida, no caso, o RAD (Racing Auditory Display) conta com uma interface de som que possibilita os jogadores com deficiência visual se localizar em uma pista de corrida mesmo que não estejam a visualizando.

O sistema mistura as duas técnicas de sonorização, em que uma delas está diretamente relacionada a sonoridade que modifica volume e frequência com base na velocidade do carro e a outra, com áudio multidirecional para indicar as laterais na pista, com a criação de um ambiente de som em 3D, semelhante ao utilizado no cinema e óculos de realidade virtual. Entretanto, existe ainda um outro aviso que é emitido para sinalizar a presença de curvas e obstáculos.

Veja no vídeo abaixo, onde Smith explica que a principal ideia é fazer com que os deficientes visuais possam usufruir dos mesmos games que um pessoa com a visão normal e que não tenham somente "versões mais simples moldadas especificamente para pessoas cegas".

"Esta sensação de aventura, esta sensação de controle que isso me deu não é comparado com nada que eu tenha testado na minha vida. Eu estava escutando diferentes informações, sons que me mostram que eu estou chegando perto de uma curva e me dá uma sensação de velocidade", relatou o estudante de graduação Edi Adilovic, que é deficiente visual, ao testar o sistema.

O estudo de Smith que acabou gerando um sistema para videogames foi baseado em uma pesquisa para construção de áudios para sistema de navegação e desenvolvimento de sistemas de direção assistida.

Entretanto, agora, o estudante vai levar o sistema RAD, para apresentação em uma conferência internacional de interação entre humanos e computador, no caso, a ACM CHI 2018 Conference on Human Factors in Computing Systems, em Montreal. Além disso, o estudante Smith vai apresentar o seu estudo "The RAD: Making Racing Games Equivalently Accessible to People Who Are Blind, em tradução para o português significa "O RAD: Fazendo jogos de corrida equivalentemente acessíveis a pessoas que são cegas", o qual resultou em um sistema que auxilia deficientes visuais em games de corrida.