A organização da Game Developers Conference (GDC) informou na última terça-feira (30) que o Prêmio Pioneiro 2018 seria entregue para o co-fundador da Atari, Nolan Bushnell. Porém, logo em seguida, na quarta-feira (31), o comitê da GDC anunciou que a entrega do prêmio foi cancelada pelas varias acusações de assédio que Bushnell recebeu.

O comunicado oficial da GDC informa "O comitê do GDC Choice Awards [...] decidiu que não entregará o Prêmio Pioneiro no evento deste ano, seguindo opiniões adicionais da comunidade. A organização acredita que as escolhas [dos premiados] devem refletir nos valores atuais da indústria de games e vai dedicar a premiação deste ano para honrar os pioneiros e vozes não escutadas do passado".

A atitude da GDC foi adotada pela repercussão que ocorreu nas redes sociais, onde vários representantes do mercado protestaram sobre a nomeação. Após a companhia anunciar que o prêmio seria concedido a Bushnell surgiram várias acusações e questionamentos nas horas consecutivas.

Nolan Bushnell
Nolan Bushnell

A desenvolvedora Brianna Wu publicou "A GDC escolheu honrar Nolan Bushnell neste ano, algo que eu acho totalmente inapropriado com o movimento #metoo acontecendo. Aqui vão alguns fatos sobre os assédios sexuais que ele cometeu na Atari nos anos 80. A Atari realizou várias reuniões em banheiras. Nela, o conselho convidava funcionárias com quem queriam ter relações e que eram pressionadas para entrar na banheira com os homens. Isso foi admitido pelo próprio Bushnell no livro Ultimate History of Videogames. Bushnell é uma figura importante. Mas este não é o ano para homenageá-lo".

Ao jornal San Francisco Chronicle, durante uma entrevista, Bushnell declarou "The Ultimate History of Video Games", que cita as reuniões nas banheiras feitas pela Atari, foi escrito por Stephen Kent e contém declarações do ex-designer do estúdio, Al Alcorn. Bushnell deu ao game Pong o codinome Darlene, em referência a uma mulher da empresa que tinha "a cintura mais fina". Algumas moças se sentem confortáveis comigo, outras não. Acho que a aura de poder e dinheiro é muito intimidante para um grande número de meninas".

Bushnell pediu desculpas através do seu Twitter, dizendo "Eu admiro a GDC por assegurar que a instituição reflita o que é correto, especialmente em relação a como as pessoas devem ser tratadas no ambiente de trabalho. E se isso significa que um prêmio é o preço pessoal que eu tenho que pagar para que a indústria seja mais consciente e sensitiva a esses problemas, eu admiro isso também. Se as minhas ações, ou as ações de qualquer pessoa que tenha trabalhado comigo, tenha ofendido ou causado dano a qualquer pessoa nas nossas empresas, eu peço desculpas sem ressalvas."

Contudo, após este acontecimento, a GDC 2018 vai premiar o fundador da Double Fine, Tim Schafer com o prêmio Lifetime Achievement e o co-fundador da Vlambeer, Rami Ismail com o prêmio Embaixador. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de março nos Estados Unidos.