Recentemente, a Blizzard anunciou que vai utilizar as redes sociais a fim de encontrar jogadores tóxicos de Overwatch, game de tiros em primeira pessoa. O diretor do jogo, Jeff Kaplan, revelou em uma nova atualização de desenvolvimento que a Blizzard começou a "procurar por incidentes com comportamento tóxico".

Kaplan citou diretamente o YouTube como a rede social em que está procurando por estes usuários e diz que a Blizzard está tomando algumas atitudes perante estes jogadores "antes mesmo que eles sejam reportados", informou.

Além disso, o diretor do jogo também revelou três novidades que foram implementadas em Overwatch com o objetivo de combater a toxicidade, as quais dizem respeito a permissão de jogadores de consoles para reportarem pessoas, a possibilidade de notificar jogadores quando o usuário que foi reportado é banido e também sobre avisos para usuários que já foram reportados.

De acordo com Kaplan, desde que foram implementadas essas medidas, as conversas abusivas no chat tiveram uma queda de 17% e um aumento de 20% em reportes de jogadores. Além disso, a Blizard também está buscando uma maneira de penalizar os jogadores que não melhoraram o seu comportamento após o banimento temporário.

Segundo o diretor, um caso de setembro de 2017, poderia ter sido banido de forma permanente do cenário competitivo, caso tivesse recebido banimentos, em temporadas anteriores.