O Alzheimer é uma doença que atinge muitas pessoas no mundo todo e, infelizmente, ainda não possui cura. Agora, pesquisadores da Universidade de Montreal descobriram que jogos de plataforma em 3D são capazes de ativar diferentes áreas do cérebro em pessoas mais velhas, em especial no hipocampo, local responsável pelas memórias.

Para o estudo foram avaliadas 33 pessoas em 3 grupos de 11, com idades entre 55 e 75 anos. O primeiro grupo não fazia nada, o segundo aprendia a tocar piano no computador e o terceiro precisava jogar Super Mario 64 por 30 minutos ao longo de seis meses.

Pesquisa revela que Super Mario 64 ajuda da prevenção do Alzheimer.
Pesquisa revela que Super Mario 64 ajuda da prevenção do Alzheimer.

O grupo que tocou piano revelou alguns benefícios cerebrais, porém, os que jogaram Mario 64 tiveram resultados positivos na massa cinzenta do hipocampo, isso demonstra que o jogo pode ser eficaz no auxílio de pessoas portadoras do mal de Alzheimer.

"Descobrimos que o Super Mario 64 aumenta a massa cinzenta no hipocampo, junto com uma outra estrutura do cerebelo, que é muito importante para a coordenação motora", disse Gregory West, Professor do departamento de psicologia em entrevista ao Digital Trends.

West acredita ainda que os jogos de plataforma em 3D são eficazes já que estimulam a exploração de ambientes, o que contribui na memorização. Assim sendo, as pessoas precisam fazer uma interpretação do ambiente em que estão jogando, e isso proporciona atividade do hipocampo.

Deste modo, não somente o Super Mario 64 é útil neste sentido, mas outros jogos com o mesmo propósito podem ser eficazes nas atividades cerebrais.