Neil Druckmann, diretor e escritor, juntamente com a co-roteirista Halley Gross e os dubladores Ahsley Johson e Troy Baker, revelaram alguns detalhes sobre a história e o contexto da sequência do aclamado jogo da Naughty Dog. A conversa aconteceu durante o evento da PSX 2017 e teve direito a um dueto protagonizado pelos dubladores, que fazem as vozes de Ellie e Joel no game.

Comentando sobre a história do segundo game, Druckmann, afirma que "ninguém está salvo, nem mesmo eles", referindo-se a Joel ou Ellie, quando questinado se algum dos personagens pode morrer. Segundo ele, o objetivo é aumentar os riscos para os personagens, mas nada comparado a outros games da Naughty Dog, como Uncharted, que possui um enredo muito mais animado. Já Gross, que está trabalhando junto com Druckmann na criação da narrativa do novo game, afirma que a está sendo uma "experiência intimidante".

O diretor também comenta que a participação de Gross está sendo fundamental para o desenvolvimento do game, segundo ele, a ideia de como seriam o começo e o fim já estavam no forno e Gross trouxe "ótimas ideias" sobre o que poderia ser introduzido no meio da trama. Druckmann então confirmou uma das suspeitas que pode ser levantada em um dos trailers com a seguinte afirmação: "Após o primeiro dia de trabalho com a gente, Halley foi para casa e disse para o seu marido ‘Acho que engravidei alguém’. E vocês vão entender o que isso significa".

Vídeo incorporado do YouTube

O que se sabe é que Part II será sombrio, mas o diretor observa que vão existir momentos onde "há esperança, há momentos calorosos". Falando sobre o trailer revelado durante a Paris Game Week 2017, o mesmo enfatizou como a cena mostra a busca do game pela justiça, as consequências boas, ruins e cinzas que fazer parte desta jornada.

O diretor fez questão de manter parte do mistério, mas confirmou que grande parte do game acontecerá em Seattle. E prometeu mais sobre The Last of Us Part II na E32018. Segundo o mesmo, o desenvolvimento do game está na casa dos 50% ou 60%, o que significa que ainda há trabalho a ser feito.