Estudo diz que games de tiro podem causar danos cerebrais

Danos cerebrais PODEM causar danos cerebrais a jogadores de tiro em primeira pessoa.

Por | @oficinadanet Games

De acordo com um estudo publicado na última semana, jogar títulos que envolvam ações de tiro em primeira pessoa em excesso pode causar danos cerebrais. A conclusão é resultado de um trabalho elaborado por dois professores: Gregory West e Veronique Bohbot, da Universidade de Montreal e também da McGill University, respectivamente.

Os pesquisadores recrutaram para a pesquisa pessoas entre 18 e 30 anos de idade que não eram gamers e acompanharam as suas atividades cerebrais ao longo de quatro anos.

Jogos de tiro PODEM causar danos cerebraisJogos de tiro PODEM causar danos cerebrais

As pessoas foram divididas em dois grupos: um teria que usar a memória espacial para navegação por meio do hipocampo, uma região do cérebro que também trabalha com a consolidação de memória de curta duração em longa duração, já os outros usaram mais os seus núcleos causados, que são os ligados à formação de hábitos.

O estudo mostrou que os jogadores de FPS tendem a diminuir o hipocampo, ativando uma espécie de "piloto automático" no cérebro, perdendo a capacidade de memória de curto prazo. O professor West, em entrevista ao Geek.com, disse que "pessoas com matéria cinzenta reduzida no hipocampo estão em maior risco de desenvolver estresse pós-traumático e depressão quando são mais novas e até doença de Alzheimer quando estão mais velhas".

Já pessoas que se dedicaram a jogos puzzle,registraram aumento da massa cinzenta. A constação mostra que jogos podem ser benéficos ou maléficos para a saúde. Se for jogar FPS, não exagere, no resto é só curtir o game.

Mais sobre: games saúde pessoas
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar