A Casual Connect em Seattle foi o palco para na última quarta-feira (2), a Valve revelar as estatísticas do crescimento da Steam, segundo a empresa a quantidade de usuários mensais bateu a casa dos 67 milhões, o que é superior aos 53 milhões divulgados pela Microsoft no último trimestre, registrados na Xbox Live. Porém a plataforma ainda não alcançou a PlayStation Network que tem registrado 70 milhões, mas é algo que deve acontecer em breve se levarmos em conta os dados de crescimento da Steam. 

.

Outro indício do grande crescimento é a média de 33 milhões de usuários ativos diariamente, sendo 14 milhões o pico de usuários logados simultaneamente (quase o dobro do registrado em 2015, de acordo com o que informou a Valve). Segundo a empresa ainda em 2015, o número total de usuários ativos era de 125 milhões, ao longo de toda sua vida.

A empresa revelou também que cerca de 27 milhões de usuários foram qualificados como novos compradores, ou seja, criaram a conta na Steam e realizaram a primeira compra de algum título, ou alguma transação monetária in game. Este número representa uma média de 1,5 milhões de novos compradores desde janeiro de 2016.

A Steam tem a maior parte do seu público sendo a América do Norte com 34%, seguido da Europa Ocidental com 29%, Ásia com 17%, e fechando a fatia de consumidores da Steam Rússia e Oceania com 5% e 4% respectivamente e por último a América Latina com 3%. 

Gráfico da distribuição dos usuários da Steam pelo mundo.
Gráfico da distribuição dos usuários da Steam pelo mundo.

A plataforma justificou seu crescimento devido aos esforços em implementar novas formas de pagamento, a incorporação de novos títulos e sem dúvida a qualidade do suporte fornecido, tanto na linguagem, recomendações, instruções e a possibilidade de estar conectado com seus amigos na plataforma.

Fonte: GeekWire