YouTuber desenvolve PC para games com resolução de 16K

Já pensou jogar em 16k? Pois bem, saiba que já é possível?

Por | @oficinadanet Games

Os jogos em resolução 4K ainda não são uma realidade para todos, isso é fato. Mesmo assim, a equipe do canal Linus Tech Tips já está experimentando games em 16K. Isso mesmo, uma resolução totalmente nova e longe do que se vê atualmente. Apesar de alguns problemas, tudo funcionou conforme o esperado.

Para conseguirmos entender o alcance, 16 K equivale a 64 vezes o nosso Full HD 1080p padrão. Assim, caso você já tenha uma TV 4K, o setup do Linus possui 16 vezes mais pixel que o seu aparelho.

Linus Tech Tips jogando com resolução de 16KLinus Tech Tips jogando com resolução de 16K

Para que o equipamento funcionasse conforme o esperado, o pessoal do canal usou quatro placas de vídeo NVIDIA Quadro P5000, que são GPUs bastante poderosas. Para unir tais placas, eles precisaram de uma “Quadrosync”. Somente estas placas custam cerca de US$ 10 mil, ou seja, mais de R$ 30 mil.

Para completar a façanha, foram usados 16 monitores 4K IPS Acer Predator XB1 para poder montar a imagem. Levando em consideração apenas a parte dos displays, sem contar com as bordas, a super tela mediu 2,39 X 1,35 metros. A placa-mãe usada foi uma Rampage V Edition 10 6900K da Asus e ainda 32 GB de RAM da Corsair.

Para ligar os monitores foi necessário um total de 1100 W de potência. Foram usados 32 cabos, que mediam ao todo mais de 90 metros, para ligar os monitores ao computador e sincronizá-los. Veja o resultado abaixo:

Mesmo com tudo isso, alguns games não rodaram em 16K, como Rise of The Tomb Raider, que, com o escalonamento, acabou travando nos 3 ou 2 quadros por segundo. Títulos mais simples como Minecraft e Half-Life 2 conseguiram funcionar sem qualquer problema, com média de 40 fps.

Mais sobre: pcgamer games hardware
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar