Google Nest Áudio, esse é o mais novo dispositivo da Google para ser seu assistente virtual, controlar sua casa inteligente e de quebra tocar músicas ou seria uma caixa de som com assistente pessoal? Sim, o Nest Áudio é bom para músicas, vamos ver o que ele pode fazer por você e se vale a pena pagar os mais de R$ 700 atualmente, nesse speaker inteligente.

Antes de começar gostaria que vocês pudessem sentir esse tecido do Nest Audio, sem dúvidas o design do produto fascina, ele deixa o ambiente elegante, sofisticado e só por esse motivo, sua beleza é que já merecia o like no vídeo.

Google Nest Audio review

O que é o Google Nest Audio?

O Google Nest Audio é um dispositivo envolto em tecido, com apenas uma costura que divide os dois lados, sem ângulos ou logotipos, limpo, simples e sofisticado. Um alto-falante que inclui Google Assistente, alimentado via cabo por energia.

Conta apenas com um botão para silenciar o Assistente, afim de silenciar quando os usuários não tem interesse em que o Google escute o que está ao redor.

Google Nest Audio: botão de silenciar o microfone

Na área superior do produto, temos três painéis sensíveis ao toque, no meio do produto é o controle de músicas, parar e tocar, enquanto nas laterais estão os controles de volume.

Google Nest Audio painel para controle de volume

Há ainda quatro LEDs centralizados, que acendem para indicar a ativação do Google Assistente.

Leds de controle

Especificações técnicas e qualidade sonora

O Nest Audio tem um woofer de 75mm e um tweeter de 19mm, são dois drivers que equilibram o som, tornando ele mais completo e agradável de ouvir em volumes mais altos. Um avanço comparado ao Google Home original, que comportava apenas um driver. Em nossos testes, usamos bastante ele como música de fundo enquanto trabalhava, apenas com um pedido simples de Ok Google, toque música.

Os drivers do Google Nest Audio. Foto: Google

Certamente a qualidade deste speaker é muito superior a menores ou até mesmo do tamanho dele, porém, perde para caixas como a PK7 da LG ou mesmo speakers grandes da JBL. Agora, o trabalho que o Google fez em cima dele para equalizar o áudio em diferentes ambientes é bem legal. Além disso, se você tiver uma boa grana sobrando, é possível comprar mais uma Nest Audio e emparelhar as duas e tocar músicas estéreo.

Google Nest Audio em estéreo

Comandos de voz

Os comandos de voz são compreendidos por três microfones embutidos. Eles têm boa percepção, pelo menos quando não está tocando nada. Quando tem músicas rolando, será necessário elevar a sua voz para que a caixa escute o comando chave Ok Google.

Eu tenho um dispositivo Echo Dot com Alexa, da Amazon e, sinceramente, o pequeno tem maior capacidade de interpretar a fala, sinto que é mais fácil os comandos nela. O Google Nest, tem presente o sistema de aprendizagem de reconhecimento da voz, quanto mais você conversa com ela, maior será a capacidade de compreender seus comandos.

O que eu faço com ele?

Atualmente ele controla algumas lâmpadas aqui de casa, queria eu ter mais dispositivos para poder usufruir de mais coisas. Além disso, ele fica disponível como player ambiente de áudio através do Spotify Premium, que conectei anteriormente, me responde perguntas como se vai chover, lê minha agenda diária. Funciona tanto no Android quanto no iOS através do aplicativo Google Home.

Dizer que ele é extremamente necessário seria errado, sinceramente, com exceção de tocar músicas, todos os outros comandos podem ser disparados do seu celular, relógio ou mesmo TV com assistente pessoal, portanto, minha visão é de que o Nest Audio é mais um tocador de músicas do que propriamente um assistente.

Para quem o Google Nest Audio foi feito?

Acho que a pergunta certa desse review é, para quem o Google Nest Audio foi criado? Por que de fato, se pararmos para pensar, ele tem design atraente, sofisticado, toca músicas com qualidade sonora, porém não é portátil para você levar junto por aí, controla sua casa, mas para isso, é necessário ter produtos com esta funcionalidade, que não são baratos, falando nisso, ele também não é tão acessível.

O público que o Nest Audio quer atingir, são pessoas de boa capacidade aquisitiva, que procuram por um speaker residencial capaz de auxiliar no controle da casa e atividades de baixa interação, através do aplicativo Google Home que já faz tudo na palma da sua mão.

Se você procura por um speaker de boa qualidade sonora, que acomode bem na sua sala e fique exposto como uma peça de decoração e não tenha que carregar ele pra lá e pra cá, sim o Google Nest Audio é legal demais. De fato eu gostei, só creio que o preço dele poderia ser mais baixo, algo em torno de R$ 499 seria um bom valor pago.

Google Nest Audio
8.0
Prós
  • Design e aparência
  • Qualidade sonora
Contras
  • Conexão com fios
  • Poderia ser mais barato